Você tem um relacionamento com seu cliente

abril3-4

Compartilhe

Muitas vezes, os profissionais de marketing falam muito sobre relacionamento com o cliente e como retê-lo, como obter seguidores ou fãs e fazer fluir o engajamento pelas veias de nossas redes sociais para vender produtos e serviços, independentemente de quem está por trás de um cartão de crédito ou conta Paypal. Acabamos esquecendo um fator crítico trabalhando com o cliente, que consiste em focar no mesmo, definir a estratégia, valores e princípios fundamentais a serem cumpridos pela marca e por toda a equipe de profissionais.

O relacionamento com o cliente é e será muito mais do que uma mera transação ou um post nas redes sociais. Deve ser um valor diferencial e uma vantagem competitiva para a empresa, ainda mais em um ambiente digital, onde há cada vez mais concorrentes oferecendo o mesmo, e onde há cada vez mais potenciais clientes cansados ​​de receber o mesmo produto.

Estabelecer bases sólidas é essencial para garantir que não falhemos com os clientes e para que estejamos cientes de que os valores estabelecidos devem permear todos os funcionários da empresa.

Neste artigo, damos a você 6 dicas que entendemos como fundamentais para criar um relacionamento sólido e duradouro com o cliente.

Você tem um relacionamento com seu cliente 

Dica 1 para melhorar seu relacionamento com seu cliente:

 

Confiança, sinceridade e transparência

Não tem nada a ver com marketing, mas com ética e profissionalismo individuais. Muitas vezes esquecemos o mais importante quando vamos estabelecer um relacionamento comercial com um potencial cliente: entender que o principal ponto será a confiança mútua.

Seu cliente “confia” em você, sua experiência, seu know-how. É por isso que constrói um relacionamento com sinceridade e transparência. Não venda o que você não é ou o que não pode fazer, cumpra o que está prometendo.

É melhor não vender um produto, mas ter um contato que confie em você, do que vender um projeto e depois disso o cliente nunca mais o contratar.

 

Dica 2 para melhorar seu relacionamento com seu cliente:

 

Construa um relacionamento

O relacionamento com o cliente é um ato social entre as pessoas, mas com uma nuance comercial e profissional. Por esse motivo, ele precisa ser construído em tempo, dedicação, esforço e comunicação bidirecional.

Temos e devemos construir relacionamentos sólidos e duradouros. Passo a passo, estabeleceremos um sólido relacionamento profissional e pessoal, até conquistarmos sua total confiança.

 

Dica 3 para melhorar seu relacionamento com seu cliente:

 

Seus objetivos são os mesmos do cliente

Esse ponto é de importância vital e muitas empresas de serviços esquecem que os objetivos do cliente são seus próprios objetivos.

Quando apresentamos um projeto, por exemplo, alguns objetivos são definidos para serem alcançados, que devemos superar e compartilhar com nosso cliente.

Você deve sentir que está com o cliente, que vocês são parceiros e que, se o projeto falha, você faz o cliente falhar. O relacionamento deve ser baseado em fatos e não em promessas não cumpridas.

 

Dica 4 para melhorar seu relacionamento com seu cliente:

 

Relatórios, medições e monitoramento

Não podemos esquecer que, se existe uma relação comercial com um cliente, é porque, no final do caminho, existe um objetivo quantificável que o cliente, e nós, queremos alcançar.

Nesse sentido, devemos manter o cliente sempre informado, com relatórios mensais ou finais que medem o retorno do investimento.

Por exemplo, se vendermos um produto tangível, podemos informar o cliente sobre dados ou ações comerciais ou o número total de clientes que gostam e confiam na marca. Qualquer tipo de dado que ajude a reforçar seu sentimento de pertencer à marca.

 

Dica 5 para melhorar seu relacionamento com seu cliente:

 

Mantenha contato

Devemos manter contato com o cliente o tempo todo, no início do relacionamento, durante e quando ele não é mais um cliente (a menos que ele tenha declarado expressamente o contrário).

Portanto, devemos marcar reuniões periódicas, enviar um e-mail no seu aniversário, enviar newsletter e ações de marketing direto, convidá-lo para eventos e apresentações… em resumo, devemos tratar o cliente como se ele fosse um “amigo profissional”.

Ou seja, sempre mantê-lo informado com conteúdo útil e prático, mas sem desperdiçar seu tempo, sem pressioná-lo e bombardeá-lo com informações sem nenhum sentido.

 

Dica 6 para melhorar seu relacionamento com seu cliente:

 

Comunicação com o cliente

A importância desse ponto foi revelada no relacionamento de marcas e clientes (ou seguidores e fãs) no ambiente digital e, mais especificamente, no uso de redes sociais, onde as marcas tiveram que mudar o modelo para estabelecer diálogos em suas comunidades.

Não devem existir níveis de superioridade. Empresa e cliente são iguais e, como empresa, você deve e pode fornecer um serviço ou vender um produto, no mesmo nível, onde também o seu “cliente” tem acesso direto para dizer e comentar o que deseja, e você como empresa deve ser capaz de fornecer respostas e soluções imediatas.

 

Em resumo, estamos em um momento em que o relacionamento com os clientes girou 360º e onde marcas e empresas precisam entender que as antigas fórmulas não são mais válidas.

Agora, são necessários relacionamentos baseados em confiança, transparência e sinceridade, com um diálogo no mesmo nível. O cliente deve ser o centro da estratégia de marketing e a empresa deve saber como responder a todas as necessidades do cliente, sejam ou não do serviço ou produto em questão.

Devemos ter colaboradores e parceiros que, de uma forma ou de outra, agreguemos valor, seja no nível da comunicação, econômico ou social.

Sobretudo no momento que estamos vivendo, por causa do coronavírus, manter esse relacionamento, não só atendendo, mas superando as expectativas desse cliente pode ser um grande diferencial. Leia também nosso artigo sobre as melhores formas de usar cupons de descontos para gerar lucro aqui.

 

Compartilhe

nosso time liga pra vc

clica no número e manda um whatsapp!

vendas@wishtech.com.br

ou me escreve, guys

como criar uma boa descrição dos seus produtos
Serviços

Como criar uma boa descrição dos seus produtos

O e-commerce ganhou ainda mais força devido ao advento da Pandemia do Covid 19. Isso significa que este é um momento propício para investir em mais conhecimento e práticas que vão impulsionar as suas vendas e, neste artigo,  vamos te ensinar como criar uma boa descrição dos seus produtos! Ainda que seja um empreendedor e

Leia Mais »
empresa de desenvolvimento Magento 2
E-Commerce Magento

Benefícios de contratar uma empresa de desenvolvimento Magento 2

Estamos na era do Digital e para você que possui uma loja online, a importância de investir em otimizações e melhorias no seu e-commerce é imprescindível! Neste artigo, vamos abordar todos os benefícios de contratar uma empresa de desenvolvimento Magento 2 e tudo o que você precisa saber a respeito. Se destacar no mercado digital

Leia Mais »
Como códigos de erro 500 podem impactar a indexação do Google
Serviços

Como códigos de erro 500 podem impactar a indexação do Google

Para quem trabalha com vendas, principalmente varejo na internet, é extremamente importante otimizar configurações e aprender como evitar erros que prejudicam a visibilidade da sua loja na web. Neste artigo falaremos sobre os códigos de erro 500 e como eles podem impactar seu negócio. Aprender como utilizar as práticas e técnicas de SEO corretamente são

Leia Mais »
Não há mais e-commerce sem assistentes virtuais
E-Commerce Magento

Não há mais e-commerce sem assistentes virtuais

Para você que empreende na internet, sabe como a tecnologia avança e como é importante se posicionar diante das novas tendências e práticas no mercado. Neste artigo, falaremos sobre como não existe mais a possibilidade de operar um e-commerce sem assistentes virtuais e porquê. É fato que a internet, hoje, permeia praticamente todas as áreas

Leia Mais »