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As vítimas do coronavírus são, obviamente, a nossa primeira preocupação. No entanto, é importante considerar as consequências econômicas. Mas, em termos de loja online, até que ponto o vírus afeta os negócios online? Qual o impacto da cessação de atividades para a loja virtual? Como as lojas online precisam se preparar para fortalecer seu crescimento durante essa pandemia?
Antes de entrar em pânico, gostaria de informá-lo de algo. Você lembra da crise causada pela SARS (doença respiratória viral) na China em 2003? Os pioneiros de loja virtual Alibaba e JD.com, aproveitaram precisamente a crise da SARS para aumentar suas vendas online.
Embora para muitos esse seja um momento de incertezas, essa situação pode se tornar uma oportunidade para as lojas online. Pense bem, a Espanha e Itália estão em alerta, e seus cidadãos em quarentena. As pessoas saem de casa apenas para comprar comida, ir à farmácia ou ao hospital. E as filas que se formam… Portanto, a escolha mais segura tem sido fazer compras online se quiserem comprar outros produtos e evitar filas.
Mas isso também não é tão simples quanto parece, pois, as lojas online precisam tomar uma série de medidas para garantir o crescimento das vendas durante o coronavírus.
Maior demanda por compras online
O coronavírus alimentou o aumento da demanda por compras online consideravelmente.
A demanda das empresas que vendem medicamentos para sintomas da gripe (como xaropes para tosse, etc.) ou melhoradores do sistema imunológico (comprimidos de vitamina C, etc.), e especialmente máscaras, aumentou drasticamente.
Com isso, podemos concluir que as lojas online devem agir imediatamente e planejar com antecedência para evitar a falta de produtos em estoque.
Como preparo minha loja online e incentivo o seu desenvolvimento durante o coronavírus?
É evidente que essa pandemia acelerou o crescimento das compras online.
Neste artigo, mostraremos como fortalecer o crescimento dos seus negócios durante este período. Mas, antes de tudo, gostaríamos de informá-lo de um fato bastante interessante.
Aproveitando o aumento das compras online, as lojas online falsas e notícias falsas proliferaram. Portanto, os consumidores que não estão acostumados a utilizar esse meio, precisam estar mais bem informados sobre onde comprar online com segurança.
O e-commerce é a forma perfeita de aumentar suas vendas e fidelizar seus clientes.
Vantagens do e-commerce
- Disponibilidade
- Maiores informações acerca do produto
- Acesso
- Baixo custo operacional
- Prazo
- Alcance
- Facilidade nas pesquisas comparativas
- Relatórios
- Conforto
- Maior variedade de produtos
- Melhores preços, maiores descontos, mais formas de pagamento
Confira alguns conselhos para comprar de forma segura durante esses meses críticos que você, como comerciante online, deve aplicá-los em sua loja:
- Integrar o certificado SSL para garantir a segurança do seu site
- Incluir classificações de clientes
- Oferecer uma ampla variedade de métodos de pagamento. Uma opção seria oferecer parcelamento em sua loja para aumentar o valor médio do carrinho de compras e aumentar a fidelidade do cliente.
- Os detalhes de contato devem estar visíveis, em caso de problemas
- A política de privacidade, condições legais e política de devolução também devem estar visíveis e atualizadas
A esses pontos, gostaríamos de acrescentar a importância de ter um selo de qualidade e garantia de reembolso para o comprador em sua loja como uma ferramenta de vendas e confiança. Assim que os usuários contemplarem o selo de qualidade, juntamente com a garantia em seu site, eles saberão que sua loja é legítima e se sentirão seguros ao fazer uma compra.
Informe seus clientes sobre possíveis atrasos
Informe seus clientes sobre atrasos em seus pedidos, caso ocorra, e ofereça a eles a possibilidade de reembolso, se assim o desejarem. Algumas lojas online hospedadas no mercado AliExpress já estão fazendo isso.
Você pode informá-los, por exemplo, através de email, no processo de checkout ou na política de envio de sua loja.
Se o seu produto chegar da China ou de outras áreas afetadas, garanta aos seus clientes que o vírus não sobreviverá por muito tempo em superfícies e que eles não serão infectados (de acordo com a OMS).
Dica: oferecer frete grátis para compensar prazos de entrega mais longos é uma boa maneira de reter seus clientes.
Aumente seu estoque, se necessário
Se você tem uma loja online que vende alimentos, produtos farmacêuticos, instrumentos, material escolar, etc. (ou seja, os produtos mais procurados durante o coronavírus), deve aumentar seu estoque de produtos fabricados na China ou em outro país para evitar possíveis quebras na cadeia de suprimentos. Isso é algo que a Amazon, por exemplo, já está colocando em prática.
Se você mesmo armazena o estoque e não realiza dropshipping, talvez pense em ter um segundo armazém, se o que você possui não for grande o suficiente para armazenar tanta mercadoria.
Busca de novos fornecedores
Se o seu fornecedor fechou a fábrica porque está em uma zona de risco, você deve começar a procurar fabricantes em novas áreas. Planeje adequadamente e com antecedência. É recomendável que você obtenha o maior número possível de fornecedores locais para evitar atrasos e problemas nas fronteiras.
Decida se deve fazer descontos
Se você é uma loja online com um estoque restrito (os produtos que você vende são, por exemplo, alimentos, produtos farmacêuticos ou roupas), você deve manter calmamente o estoque. Verifique se você está dando menos descontos do que normalmente. Esses produtos se vendem naturalmente, as pessoas irão comprar com ou sem desconto.
Também é preciso dizer que, se você pertence a um setor cujos produtos não têm uma demanda tão alta em tempos de coronavírus, faria sentido incluir descontos em seu site para promover as vendas.
Se, além de uma loja online, você tem uma loja física…
Use campanhas de marketing por e-mail para informar seus clientes que eles têm a possibilidade de fazer pedidos online no caso de sua loja física tenha de fechar. Essa é uma maneira de aumentar sua taxa de retenção de clientes.
Dessa forma, você poderá informá-los de descontos se eles comprarem na loja online.
Reoriente suas recomendações de produtos
Se sua loja online vender os produtos mais procurados nesses meses, como:
- Alimentos, desinfetantes para as mãos, máscaras (ajuda a proteger a saúde)
- Impressora, laptops, material de escritório (ajuda a trabalhar em casa)
- Jogos, livros, televisão (ajuda a combater o tédio),
Tente tirar o máximo proveito desses produtos e exibir-los nas páginas da sua loja onde seu cliente passa mais tempo (página do produto, processo de pagamento, etc.).
Se um item estiver sem estoque, você poderá procurar um produto semelhante para substituí-lo e anunciar ao seu cliente como uma boa alternativa.
Tenha à sua disposição várias empresas de transporte
Não confie em uma única empresa de entrega. Verifique se você tem outras opções para distribuir suas encomendas.
Mantenha a motivação de seus trabalhadores e sua saúde
A saúde de seus funcionários e dos seus é a mais importante. Considere todas as possibilidades como telecomutação, distribuição de turnos etc. para apoiar sua equipe a se manter saudável.
Ofereça possibilidades de aprendizado online a seus funcionários.
Investir na experiência de sua equipe é uma das melhores maneiras de gastar seu tempo livre.
É claro que o coronavírus está afetando empresas de todos os tipos. Mas se alguém pode se beneficiar de tudo isso, são as lojas online.
Seguindo as dicas acima, você estará bem preparado para o que acontecer e poderá garantir o desenvolvimento de seus negócios durante esses momentos críticos.
Essa é a hora de partir para o comércio online. As pequenas e médias empresas devem, mais do que nunca pensar em focar em suas vendas online, e para quem já utiliza loja virtual esse é o momento de investir nesse canal de venda e até mesmo em uma plataforma mais robusta que atenda a previsão do aumento de demanda nos próximos meses. Confira mais soluções em tempos de isolamento social aqui.
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