Dicas sobre a usabilidade que seu e-commerce precisa ter

usabilidade que seu e-commerce

Compartilhe

Desenvolver a usabilidade de seu e-commerce tem sido cada vez mais essencial, principalmente devido à concorrência que as lojas têm enfrentado.

Este modelo de comércio é considerado muitas vezes uma das opções mais viáveis, principalmente por ser responsável por aumentar de forma completa a taxa de conversão, fazendo com que os clientes tenham uma boa experiência no momento de suas compras.

Mas, para utilizar estes recursos para seu e-commerce, é preciso compreender o que é usabilidade e como colocar em prática as principais dicas para este tipo de vendas.

Continue lendo a seguir e saiba mais neste guia completo sobre a usabilidade que o seu e-commerce precisa ter para alcançar o sucesso.

Dicas sobre a usabilidade que seu e-commerce precisa ter

Entenda o que é usabilidade dentro de um e-commerce

A usabilidade é um recurso capaz de mostrar como um e-commerce é capaz de ser usado, de acordo com as suas interfaces, permitindo que esta página possa ser desenvolvida com mais simplicidade.

Normalmente, a usabilidade de uma página pode ser medida em alguns fatores determinantes, como:

  • Eficiência, ou seja, quão ágil é a página e assertiva, para que os usuários consigam utilizar todos os recursos apresentados em sua página.
  • Memorabilidade, que é a capacidade de guardar os dados dos usuários, independente do tempo que ficarem sem acessar;
  • Aprendizagem, eu é o nível de facilidade de uso que os usuários devem sentir ao acessar a página;
  • Satisfação, oferecendo uma agradável experiência para todos os usuários, onde a página é capaz de oferecer confiança e segurança em seus recursos.

Dessa forma, através destes fatores, é possível concluir que a usabilidade e a utilidade são fatores essenciais para determinar a qualidade da experiência do usuário dentro do site.

Mas, além de todas as formas de facilitação, é preciso também que a página esteja voltada para seu público alvo, oferecendo conteúdos que sejam do seu interesse, para que a sua experiência seja ainda mais proveitosa.

Dicas sobre a usabilidade que seu e-commerce precisa ter

Qual a importância da usabilidade dentro de um e-commerce?

A usabilidade, como vimos, envolve uma série de fatores que determina o sucesso de um negócio no mundo online.

Dessa forma, a usabilidade envolve a facilidade de utilizar o site, a capacidade de oferecer produtos que sejam interessantes para os clientes, objetividade em sua navegação e informações gravadas com perguntas chaves que são voltadas para os usuários.

Esta é uma maneira de fazer com que uma determinada página tenha um destaque entre as muitas outras semelhantes em toda a web, ganhando destaque e aumentando ainda mais a qualidade de experiência de seus usuários.

Portanto, é possível compreender que a usabilidade tem uma grande relação com a qualidade de experiência que os usuários poderão ter em uma determinada página e, com isso, deverão ser adotadas estratégias responsáveis para aumentar ainda mais a conversão de seu negócio.

Dicas sobre a melhor uso que seu e-commerce precisa ter

Como vimos, a usabilidade é um fator determinante, para fazer com que seu negócio se destaque em meio aos outros.

Mas, para entender como colocar em prática, confira a seguir as principais dicas de usabilidade que seu e-commerce precisa ter:

  • Escolha as melhores imagens e saiba coloco colocá-las de forma estratégica

Escolha sempre imagens que possuam alta qualidade e que possam despertar algum tipo de interesse nos usuários da página.

As imagens devem sempre estar associadas aos produtos oferecidos no site, como no caso de um site que vende comida, por exemplo. Neste caso, as imagens podem ser de pratos prontos ou de refeições que ali são oferecidas.

  • Saiba como aplicar uma boa cor de fundo, contraste e textura

É preciso entender muito bem como aplicar a coloração em seu site, principalmente devido aos fatores psicológicos, que podem ter grande influência no interesse e experiência dos usuários em sua página.

  • Saiba como trabalhar com uma navegação responsiva

Cada vez mais estão surgindo recursos que permitem a facilidade das compras dos usuários, como a possibilidade de fazer tudo de seus dispositivos móveis.

Dessa forma, não deixe de configurar sua  página para que os conteúdos possam aparecer com qualidade e as suas funcionalidades possam funcionar da mesma forma, independente da forma de acesso.

  • Se atente à legibilidade

Toda página deve ter uma legibilidade que seja atrativa para seus usuários, portanto é preciso avaliar qual a formatação está sendo aplicada para os textos e a quantidade de espaços em branco que a sua página possui.

  • Ofereça segurança para todos os seus usuários

Atualmente, as lojas que mais oferecem recursos seguros para seus clientes, são as maiores responsáveis por aumentar suas vendas consideravelmente.

Dicas sobre a usabilidade que seu e-commerce precisa ter

Por isto, saiba sempre como oferecer um selo de segurança para seus clientes e o contato dos responsáveis pela sua loja, para garantir que os produtos possam ter qualidade e ainda estar disponíveis para troca, caso haja algum tipo de insatisfação.

A usabilidade é um fator essencial para o desenvolvimento de um e-commerce e, para que isto seja aplicado de forma correta em sua página, é preciso contar com um recurso de qualidade, que saiba como favorecer todos os seus usuários.

Conheça o trabalho da WishTech e veja como desenvolver ainda mais sua loja online, aumentando o investimento nos seus recursos e oferecendo a possibilidade de desenvolver ainda mais as suas vendas.

Com esta forma de investimento, é possível colocar em prática todos os fatores de usabilidade necessários para oferecer uma boa experiência para todos os seus usuários.

As páginas que investem neste tipo de recurso permitem que os clientes possam se fidelizar e buscar sempre por seus produtos e serviços, aumentando ainda mais o fluxo de vendas ou de sua atuação.

Agora que você já sabe a importância da usabilidade que o e-commerce precisa ter, não perca mais tempo e vá até a WishTech, para colocar em prática todos estes fatores em sua página, com os melhores de toda a internet, utilizando seus recursos incríveis.

Compartilhe

nosso time liga pra vc

clica no número e manda um whatsapp!

vendas@wishtech.com.br

ou me escreve, guys

como criar uma boa descrição dos seus produtos
Serviços

Como criar uma boa descrição dos seus produtos

O e-commerce ganhou ainda mais força devido ao advento da Pandemia do Covid 19. Isso significa que este é um momento propício para investir em mais conhecimento e práticas que vão impulsionar as suas vendas e, neste artigo,  vamos te ensinar como criar uma boa descrição dos seus produtos! Ainda que seja um empreendedor e

Leia Mais »
empresa de desenvolvimento Magento 2
E-Commerce Magento

Benefícios de contratar uma empresa de desenvolvimento Magento 2

Estamos na era do Digital e para você que possui uma loja online, a importância de investir em otimizações e melhorias no seu e-commerce é imprescindível! Neste artigo, vamos abordar todos os benefícios de contratar uma empresa de desenvolvimento Magento 2 e tudo o que você precisa saber a respeito. Se destacar no mercado digital

Leia Mais »
Como códigos de erro 500 podem impactar a indexação do Google
Serviços

Como códigos de erro 500 podem impactar a indexação do Google

Para quem trabalha com vendas, principalmente varejo na internet, é extremamente importante otimizar configurações e aprender como evitar erros que prejudicam a visibilidade da sua loja na web. Neste artigo falaremos sobre os códigos de erro 500 e como eles podem impactar seu negócio. Aprender como utilizar as práticas e técnicas de SEO corretamente são

Leia Mais »
Não há mais e-commerce sem assistentes virtuais
E-Commerce Magento

Não há mais e-commerce sem assistentes virtuais

Para você que empreende na internet, sabe como a tecnologia avança e como é importante se posicionar diante das novas tendências e práticas no mercado. Neste artigo, falaremos sobre como não existe mais a possibilidade de operar um e-commerce sem assistentes virtuais e porquê. É fato que a internet, hoje, permeia praticamente todas as áreas

Leia Mais »