“Não tô vendendo bem. Faço tudo mas minha loja online não vende.”

Como crescer as vendas da sua Loja Online - Magento 2 - Wishtech
Taxa de conversão é uma confusão na cabeça de muita gente. Até o final desse post prometo que você entenderá claramente sobre ela, que é essencial para compreender corretamente sobre suas vendas online.

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Antes de começar a ajudar você a entender melhor sobre isso, responda: Qual é a taxa de conversão da sua loja?

Taxa de conversão é uma confusão na cabeça de muita gente. Até o final desse post prometo que você entenderá claramente sobre ela, que é essencial para compreender corretamente sobre suas vendas online.

Contudo, agora responda: Quantos acessos por mês sua loja online possui?

Saiba que suas vendas estão relacionadas diretamente com a quantidade de acessos, que em resumo nada mais é do que a quantidade de vezes que alguém entra na sua loja.

1 pessoa acessou sua loja = 1 acesso

Logo, se nenhuma pessoa acessar sua loja online é impossível ter venda.

  • (Aí você pergunta): “mas quantas pessoas precisam acessar minha loja para conseguirmos 1 pedido?”
  • (E eu respondo): “em torno de 100 pessoas”
  • (E você diz): “Caramba, então precisa de 100 para ter 1 pedido apenas?”
  • (E eu): “Sim, isso mesmo. Essa é a média para quem vende online. Essa que é a tal taxa de conversão. Ou seja, 100 acessos = 1 pedido, o que significa 1% de taxa de conversão
  • (Você): É simples assim?
  • (Eu): Sim. A grande vantagem de vender online é essa. É matemática. Quanto mais gente acessa sua loja, mais vendas.
  • (Você): “Eu quero ter 100 pedidos por mês. Quantos acessos eu preciso?”
  • (Eu): Bem, se com 100 acessos você tem 1 pedido, para ter 100 pedidos você precisa ter 100 vezes mais acessos que tem hoje. Logo, você precisa ter 10.000 acessos.

Então, já que sua loja tem 1.000 acessos por mês, não espere ter muito mais do que 10 pedidos. E se você quer ter 1.000 pedidos por mês, agora já sabe fazer a conta direitinho, né?

Sendo assim, agora dando um passo adiante, imagine se a sua taxa de conversão ao invés de 1% for 2%? Ou seja, a cada 100 acessos, ao invés de 1 pedido serão 2 pedidos! Ual, isso significa que você dobrou as vendas tendo exatamente a mesma quantidade de acessos!

Quanto mais acessos e melhor taxa de conversão, mais vendas sua Loja terá!

Então, veja esse caso:

Uma loja online que vende cosméticos femininos e entrega somente para quem mora na cidade de São Paulo fez uma campanha de marketing digital nada boa e somente homens que moram no Piauí acessaram a loja. Logo, vai adiantar ter tido 10.000 acessos desses homens? É provável que você não venda absolutamente nada, mesmo com seus 10.000 acessos. Aí, entra a importância do marketing.

Então, para responder porque sua loja não está vendendo você precisa analisar as próximas 3 perguntas:

  • Minha taxa de conversão está boa? Está pelo menos na média do mercado?
  • A quantidade de acessos que minha loja está recebendo condiz com a quantidade de pedidos que tenho como expectativa?
  • Estou investindo corretamente em Marketing para trazer mais acessos de pessoas com o perfil dos meus clientes?

Você está preparado para crescer? M-e-s-m-o?

Ah, e a última pergunta mas não menos importante, que não custa nada fazer: Você tem estoque suficiente para vender o que espera, né? Pergunto isso pois tem muitas lojas que, se todos os produtos fossem vendidos daria por exemplo R$ 10 mil reais de vendas.

E, se você perguntar a expectativa de venda para o lojista, ele diz que gostaria de estar vendendo R$ 20 mil por mês. Visto isso, me diga como é possível vender R$ 20 mil por mês se só possuir R$ 10 mil em estoque?

Então, se todas as suas respostas forem positivas, suas vendas estarão de acordo com o potencial da sua loja. Nesse caso, pode considerar que suas vendas estão indo bem, ou ao menos no limite do que você está investindo.

Por outro lado, se houverem respostas negativas, faça uma boa análise sobre elas. Agora que você já aprendeu entenderá o que precisa ser corrigido ou melhorado para crescer as vendas.

Mas, já adianto que se o problema for a baixa taxa de conversão, pode ser um conjunto de motivos. E nesse caso, vale um post dedicado somente a ele, mas aqui deixo alguns motivos relevantes para serem analisados:

  • O tempo que sua loja leva para carregar está rápido ou devagar? veja aqui a performance da sua loja
  • Checkout está confuso ou simples? Possui muitas ou poucas etapas?
  • Carrinho de compras apresenta corretamente os itens e o valor total a pagar?
  • Página do Produto contém bastante informações e detalhes do produto?
  • Como está a qualidade das fotos? Foram produzidas profissionalmente?
  • Layout / Design visual da loja foi pensado para vender mais? Como está a versão para celular?
  • Meios de Pagamento estão funcionando corretamente? Ou costuma dar erros?
  • Cálculo do frete está funcionando bem?
  • Tem recuperação de carrinhos abandonados?

Boa parte dos motivos críticos da taxa de conversão estar ruim tem a ver com Plataforma.

Se forem problemas mais simples relacionados com a parte visual, fotografia e a descrição dos produtos, dependem apenas da sua empresa para melhorá-los embora seja você mesmo ou contratando uma agência e profissionais para isso.

Com essas informações você já consegue refletir e entender sozinho sobre a frase que originou esse post “Não tô vendendo bem. Faço tudo mas minha loja online não vende.” Então, para ajudar, coloquei aqui um resumo do que você mais precisa ter e refletir sobre vendas online:

  • Ter estoque suficiente para vender
  • Investir em Marketing para ter acessos de acordo com sua expectativa de vendas
  • Investir no Design Visual da loja, focado em conversão e performance
  • Ter a taxa de conversão acima ou na média do mercado (do seu segmento)
  • Usar a Plataforma certa de acordo com a sua necessidade

Espero ter contribuído com seu aprendizado. Mas se tiver qualquer informação para compartilhar e agregar, será bem vinda!

Se precisar de um parceiro para desenvolver sua nova loja online em Magento 2, fale com a gente aqui.

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