Sua loja virtual está preparada para vender pelo celular?

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As compras online no Brasil continuam a crescer rapidamente. Agora, mais do que nunca, os varejistas precisam consolidar suas estratégias digitais nas vendas via celular. 

Segundo dados da Associação Nacional de Telecomunicações (Anatel), existem 236,5 milhões de linhas móveis no Brasil, muito mais que os 207,7 milhões de habitantes que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, já contabilizou. Resultados semelhantes estão ocorrendo em países vizinhos, como Argentina, Colômbia e México.

No comércio online, precisamos considerar o mobile commerce. Se você não sabe o que é, não se assuste: Mobile Commerce significa comércio via celulares ou dispositivos móveis. Atualmente, os celulares são a porta de entrada dos consumidores para o mundo virtual e, por isso, é normal que boa parte das compras ocorra por meio desses dispositivos.

As compras feitas via celular caracterizam o chamado m-commerce.

Neste momento, quais são os principais fatores que as empresas precisam considerar, independentemente do tamanho, para aproveitar ao máximo as oportunidades que o comércio móvel apresenta?

 

1) Aplicativos no celular: Novos desafios, novas oportunidades

Ter um aplicativo pode ser uma grande vantagem competitiva, pois os aplicativos oferecem aos varejistas a capacidade de se comunicar melhor e se envolver com seus clientes pessoalmente. Com a maioria das vendas online envolvendo vários dispositivos e canais, há uma clara oportunidade, pois aplicativos bem-sucedidos podem ajudar a gerar taxas de conversão mais altas nas compras pelo computador.

 

2) Uma estratégia que combina dados online e offline

Apesar da complexidade de investir no ambiente móvel, está se tornando cada vez mais uma necessidade para as pequenas empresas e é imperativo que elas planejem uma estratégia para penetrar no espaço móvel o mais rápido possível. Independentemente do tamanho, qualquer empresa deve levar em conta que a jornada do consumidor para fechar uma compra se tornou muito mais complexa e que ter uma estratégia móvel é essencial não apenas para sobreviver, mas também para prosperar.

Sua loja virtual está preparada para vender pelo celular?

De acordo com o estudo anual de marketing móvel de 2017 desenvolvido pela IAB Espanha, estamos testemunhando um forte aumento no comércio móvel. Esse crescimento se deve, entre outros fatores, ao conforto e facilidade proporcionados pelas compras via celular, segundo 8 em cada 10 usuários. O mesmo estudo afirma que 77% dos usuários deste dispositivo fizeram compras via celular ou tablet em 2017, 36% a mais do que em 2016.

De acordo com o mesmo estudo, o que é mais comprado por meio de telefones celulares são viagens (41%), eletrônicos (38%) e moda e lazer (34%). Pagar através do smartphone é uma tendência que cresce cada dia mais. Além disso, o uso de aplicativos por jovens aumenta consideravelmente, 36% a mais que a média.

 

Comércio móvel é uma tendência

A maneira pela qual os usuários fazem suas compras online evoluiu. 97% das pessoas entre 18 e 65 anos usam um smartphone, portanto, há mais usuários de smartphones, com uma taxa de penetração de 80%. Os jovens de 18 a 24 anos usam mais os smartphones, com uma participação de 100%. Apesar do tablet ser outro dos dispositivos móveis mais utilizados, no momento em que não substitui o laptop, 56% dos usuários se conectam a ele. Embora os laptops continuem a liderar, o tempo de uso diário destes diminuiu em comparação com 2016, enquanto o dos tablets está aumentando.

 

Aplicativos no celular: você deve levá-los em consideração em sua Loja Online

As vendas de um aplicativo representam mais de metade das transações móveis para varejistas que geram vendas na Web para dispositivos móveis. Os comerciantes de varejo têm um impacto maior nos dispositivos móveis quando uma forte presença na Web móvel é desenvolvida e um aplicativo atraente e útil é empregado. Globalmente, os anunciantes que geram transações em todos os ambientes (Web móvel + no aplicativo) obtêm mais de 50% das transações concluídas no celular. O celular é a escolha da maioria no caso de varejistas com um aplicativo de compra. Na América Latina e Europa, os varejistas com um aplicativo de compras já geram 44% de suas vendas através de dispositivos móveis. Globalmente, o aumento anual na participação de transações em aplicativos foi de 64%. Isso mostra que o celular é a seleção da maioria no caso de varejistas com um aplicativo de compra.

 

Sua empresa precisa estar preparada para que haja conversão também através do mobile commerce. Para isso você deve ter atenção a 4 fatores principais:



  • Rapidez de utilização
  • Estrutura do website E-Commerce
  • Touchscreen
  • Contraste e zoom

 

 

Toda a informação precisa estar bem visível e você precisa garantir que todo o processo de venda seja simples. Uma dificuldade pode pôr tudo a perder e interromper o processo de compra pouco antes de estar concluído.

 

 

Tendências no comércio móvel

  • Use todas as plataformas e dispositivos. O mercado em geral e as empresas em particular devem evoluir e acompanhar a demanda dos consumidores. O comércio móvel já está acontecendo e não é algo do futuro. Os usuários gastam muito tempo com seus smartphones. Uma grande variedade de plataformas e dispositivos são usados para realizar compras online.
  • Maior uso de dispositivos móveis. De acordo com o estudo eMarketer “Mobile Commerce Roundup”, o comércio móvel excederá 50% do total das vendas de comércio eletrônico em 2021. Uma tendência impulsionada pelo fato de que os consumidores desejam comprar a qualquer momento, sem a necessidade de estar em casa.
  • Globalmente, 28% compram seus produtos mensalmente através de lojas virtuais. Tudo isso indica que durante 2020 essa tendência continuará e que a evolução das lojas online encontrou seu lugar nos dispositivos móveis.

A performance do mobile commerce é essencial nesse canal de vendas, que no momento está se tornando uma tendência por sua comodidade e facilidade. Comprar pelo celular é muito mais rápido do que ligar o computador para fazer a compra, por isso, através do celular você faz a compra em casa, sentado no sofá, assim como na rua, em qualquer lugar, precisando apenas de uma conexão à internet. Isso faz com que as empresas precisam ter seu website com a versão mobile intuitiva e simplificada para facilitar na hora da compra.

 

Essa é uma grande oportunidade de sua loja virtual prosperar e faturar muito mais, se ela estiver preparada para lidar com o mobile commerce, sendo esse mais um canal de vendas as ser explorado. Saiba porque o e-commerce não é apenas para lojas grandes no nosso blog.

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