Porque e-commerce não é apenas para lojas grandes?

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Por que o e-commerce para o crescimento das empresas é uma exigência crescente? Nos últimos anos, as empresas que decidiram implementar a loja virtual tiveram um crescimento maior em suas vendas. Uma das principais razões pelas quais o e-commerce aumentou o número de vendas e compras online é graças às informações detalhadas de seus catálogos e produtos, como a conveniência que eles oferecem nos métodos de pagamento. As informações detalhadas de um produto específico, podendo comprar o item que você precisa a qualquer hora do dia, sem estar vinculado ao horário comercial e de qualquer lugar do mundo, fizeram o canal online adquirir valor entre os consumidores.

 

Internet foi a chave que alimentou a ascensão do e-commerce

O sucesso incontestável do e-commerce ou da Internet tem sido o elemento-chave que alimentou o fenômeno das vendas online.

O e-commerce surge em um contexto em que as novas tecnologias se transformam e dão uma virada significativa na maneira como diferentes produtos e serviços são comercializados. Nessa situação, são criadas novas estratégias e processos de negócios que alteram as regras do jogo em diferentes setores e mercados. Além do crescimento das transações de vendas, a Internet favoreceu e fortaleceu a imagem da marca de diferentes empresas, dando visibilidade e mais oportunidades às pequenas e médias empresas. Uma das explicações para o crescimento de lojas online é apostar em nichos de mercado. Ou seja, lojas virtuais focadas em produtos de um determinado segmento, como moda, informática e alimentação. Todos os dias, praticamente qualquer tipo de produto é comprado online por uma questão de praticidade.

 

Na última década, o comércio eletrônico teve um crescimento exponencial em termos de vendas, especialmente no setor de eletrônicos. Empresas focadas na venda, reparo e manutenção de produtos eletrônicos de consumo foram capazes de perceber a evolução, e se adaptar a mudanças nos hábitos de compra do consumidor. Ter um e-commerce, além de seu canal tradicional, proporciona maior visibilidade, acompanhada de um maior número de vendas e benefícios.

 

Crie uma boa estratégia de marketing

 

Você tem um público-alvo definido? Saber quais usuários estão interessados em seus negócios impedirá que você cometa erros e se concentre bem em seus verdadeiros clientes.

 

Ações de marketing para e-commerce

Se sua empresa se dedica à venda de dispositivos eletrônicos, seus potenciais clientes estão online. A implementação de estratégias de marketing online e offline fornecerá o posicionamento e a visibilidade para atingir seu objetivo e obter mais conversões. Na indústria de consumo, os usuários procuram profundamente o item de que precisam. Quanto mais informações e especificações você fornecer, mais confortável e rápido será para o cliente e, é claro, maior satisfação na experiência do usuário. Portanto, você precisa investir em conteúdo de qualidade para sua visibilidade online. A mesma dica e estratégia serve também para outros setores nos quais o público-alvo necessita saber informações detalhadas dos produtos.

 

SEO para e-commerce

 

Consiste na criação de conteúdo valioso com as palavras-chave apropriadas, com uma análise prévia completa de seus negócios e das necessidades de seus potenciais usuários. São palavras ou frases pelas quais os usuários encontram seu produto ou serviço. Por exemplo: “reparo e manutenção de eletrônicos”.

Outra chave para complementar um bom SEO é aparecer no Google Maps App. Se o seu negócio for uma loja física, a ativação da sua localização no “Google Meu Negócio” ajudará sua visibilidade online e seus clientes encontrarão você rapidamente.

 

Ter um site otimizado facilita as conversões em sua loja online

 

Outra chave a ter em mente para o SEO da sua empresa é a aparência e o conteúdo de qualidade. Aspetos técnicos, como velocidade de carregamento e usabilidade ideal, para que o usuário encontre o produto de maneira fácil e intuitiva. Na parte informativa e detalhada de seus produtos e catálogos, você deve criar um conteúdo preciso de cada artigo.

 

Esteja presente nas mídias sociais

 

Para compartilhar todo o conteúdo criado em seu site, blog, mídia offline e alcançar um número maior de usuários, o uso de canais sociais é outra maneira de alcançar nossos clientes. Facebook, Instagram e Youtube são excelentes canais para abordar potenciais clientes. Criar vídeos na forma de tutoriais para resolver os problemas e as dúvidas do seu público-alvo, ajudará a obter uma maior difusão sobre os serviços que você oferece.

 

A importância do envio por e-mail

 

Com o envio por e-mail, sua mensagem atinge seu público-alvo diretamente. Essa estratégia de marketing permitirá que você tenha um banco de dados de qualidade. Você também pode acompanhar suas campanhas de correspondência para descobrir o número de cliques, e-mails com falha, e-mails que foram abertos, etc.

Outro aspeto positivo de uma campanha de mala direta é o investimento mínimo necessário, onde os resultados podem ser muito significativos e obtenção de um feedback imediato.

 

Agora não esqueça que quando for escolher uma empresa que desenvolverá sua loja online tomar bastante cuidado. Na Internet, a frase “o barato sai caro” é muito verdadeira. Escolha bem uma plataforma e veja quem está por trás dela. Converse com profissionais sobre o que você pretende e pesquise suas referências.

 

A criação de uma loja online se tornou uma obrigação e não uma opção para alguns tipos de empresas, porque o e-commerce traz inúmeros benefícios para todos os envolvidos que participam: empresas, consumidores e sociedade.

 

 

Os principais benefícios para as empresas que tem e-commerce são:

 

  • Poder de alcance global: o comércio eletrônico permite eliminar fronteiras geográficas com baixo custo e rapidez. 
  • Redução de custos: a implementação de uma loja eletrônica é muito menor que a implementação de uma loja física.
  • Os negócios estão sempre disponíveis: as soluções de comércio eletrônico permitem disponibilidade 7 dias por semana, 24 horas por dia a baixo custo.
  • Personalização: a personalização do tratamento dos clientes é alcançada com rapidez e eficiência.
  • Nicho de mercado: as empresas podem atender clientes com características muito especiais (nichos de mercado) de maneira eficiente e com baixo custo por meios digitais.
  • Inovação: o comércio eletrônico facilita o conhecimento e a inovação do cliente na organização.
  • Teste de produto: novos produtos podem ser testados através de campanhas ou pesquisas, alcançando um número muito grande de clientes em potencial e a custos muito baixos.
  • Baixos custos de comunicação: as empresas que utilizam a Internet como canal de comunicação conseguem reduzir significativamente seus custos.
  • Eficiência nas compras: eficiências significativas são alcançadas nos processos de compras das empresas ao usar a Internet.
  • Conhecimento do cliente: os clientes podem ser mais conhecidos, o que facilitará a satisfação de suas necessidades e expectativas.
  • Melhora o atendimento ao cliente: a qualidade, a eficiência e os custos do processo de atendimento ao cliente são aprimorados.
  • Baixos estoques: a loja online permite que às empresas minimizem estoques.
  • Distribuição de produtos digitais: o custo de distribuição de produtos digitais é reduzido em até 90%.
  • Desafio para a cadeia de intermediação: às vezes os produtores podem vender seus produtos aos consumidores, sem usar a cadeia de intermediação.
  • Economia de rede: a Internet cresce todos os dias, tornando-se mais valiosa todos os dias, uma vez que uma rede é mais valiosa quanto mais membros tiver.
  • Aliados que facilitam a adoção: as empresas que ingressam na loja virtual terão aliados para facilitar o processo, desde o embarque até a porta do cliente, passando pelos chips de papel, até a caixa de correio.

 

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