Magento X PrestaShop X Vtex X WooCommerce… Qual escolher?

sms

Compartilhe

Simplicidade e escalabilidade no seu E-Commerce são uma boa pedida.

Querendo mudar sua plataforma? Atualizar? Só analisar? Terceirizar? Decida aqui qual melhor E-Commerce para sua loja virtual e entenda os riscos!

No artigo de hoje faremos uma breve comparação entre Magento, PrestaShop, Vtex e WooCommerce. Todos esses E-Commerce são excelentes em suas especialidades!

Os principais fatores que usaremos para comparar os E-Commerce são:

  • Tempo para serem lançados. (Instalação)
  • Velocidade máxima no lançamento. (Escalabilidade)
  • Recursos de suporte à vida. (Segurança)
  • Eficiência Energética.
  • Atualização e Suporte.

Vamos discutir a seguir cada um desses detalhes. Olhe a lista de cima mais uma vez e pensa aí qual desses fatores que você está mais curioso para descobrir. Peço para você fazer isso porque, se você já souber o que quer antes de começar a análise, vai facilitar sua escolha! Vai lá, escolhe um dos cinco fatores e continue aqui embaixo! Ahh, tratarei apenas sobre Magento 2 por aqui, ok? Então, se vir Magento, já sabe que é o 2!

Instalação Magento X PrestaShop X Vtex X WooCommerce

Não se assuste, não precisa ser você a tocar no código!

Para começar nossa análise, vamos verificar o quesito instalação. O Magento, por exemplo, existe desde 2001, tendo o lançamento do Magento 2 em 2015 e sendo maturado até agora. Em 2001, qualquer tipo de sistema (até aqueles joguinhos de PC Gamer) eram difíceis de instalar. Então, posso dizer com absoluta segurança que não estamos em 2001. E, mais importante que isso:

Para instalação, temos os gratuitos liderando a dificuldade, se não forem acompanhados. Magento, PrestaShop e WooCommerce podem ser instalados no seu próprio servidor. A dificuldade reside no fato de que precisam de especialistas para lidar com o início da configuração e instalação. WooCommerce, em especial, é um plugin simples do WordPress, ideal para quem nunca teve experiência e quer fazer alguns testes. Por outro lado, o Vtex possui uma complexidade maior de implantação até que você possa inserir seus produtos e começar sua loja. Possui um custo alto e por isso é indicado para grandes lojistas.

Escalabilidade

Esse é um quesito super importante para seu E-Commerce! A velocidade tem relação com: por quanto tempo o seu E-Commerce continuará sendo útil sem precisar trocar. A problemática é que, se você usar uma plataforma muito lenta, que não tenha escalabilidade, uma concorrente com melhor performance irá te ultrapassar. Na prática, isso significaria precisar alterar e mudar sua plataforma. Por isso essa decisão é importante!

Impossível não será, mas imagine que, se você escolher um E-Commerce de baixa escalabilidade, você pouco a pouco perceberá que deveria ter escolhido outro conforme você vai mais longe. Conforme mais produtos, mais clientes, mais emails, mais dados precisam ser processados, mais importante é a decisão de ter um E-Commerce robusto no começo da sua viagem inter E-Commercialis.

  1. Magento: Altíssima.
  2. Vtex: Alta.
  3. PrestaShop: Média.
  4. WooCommerce: Baixa.

O Magento e o Vtex conseguem ter ótima escalabilidade em relação ao tamanho de sua loja. WooCommerce pode ter grandes potenciais para pequenas lojas, enquanto que o PrestaShop pode te levar um pouco mais acima que o WooCommerce.

Segurança

A questão da segurança não é um fator muito decisivo para nossa escolha. Isso acontece por um motivo bem simples: Magento, PrestaShop, Vtex e WooCommerce utilizam tecnologias de ponta em relação à segurança. Este deveria ser o quesito mais importante de todos, mas pelo fato de ser o quesito mais importante, ele é bem implementado em todos os E-Commerces.

Porém, isto pode ser o contrário se não tiver suporte!

Magento: Ótimo.

PrestaShop: Ótimo.

Vtex: Ótimo.

WooCommerce: Ótimo.

Na segurança, todos os E-Commerces empatam nessa categoria, com a observação de ter um profissional (ou equipe) responsável por gerir a segurança do seu E-Commerce.

Custos

Qual preço que você pode e acha justo pagar pela manutenção do seu E-Commerce?

Se você ficou ansioso para chegar nesse tópico, vou logo te avisar que é perigoso começar pelo preço. Tudo bem, entendo que você não tem dinheiro infinito, mas é importante alertar aqui. Os gratuitos podem ser ótimos, mas você precisará ainda de uma equipe para lidar com seu E-Commerce e te deixar focar no core business. Não precisa ser caro, apenas ser justo para sua necessidade!

Magento: Gratuito (Ou terceirizado).

PrestaShop: Gratuito (Ou terceirizado).

Vtex: Mínimo de R$18.000,00/ano.

WooCommerce: Gratuito (Ou terceirizado).

Deixa eu repetir essa figurinha: R$18.000,00/ano no mínimo. Vtex é, normalmente, utilizado por empresas gigantes. Antes do Magento 2, fazia sentido contratar o Vtex, hoje não mais. Em quantidade de instalações em lojas virtuais, por exemplo, o Magento hoje tem cerca de quatro vezes mais instalações segundo o SimilarTech.

 

 

Atualização e Suporte

Todos os E-Commerces da nossa análise falham miseravelmente nesta análise, então estou supondo os índices como se você tivesse uma equipe por trás, ok? Vou te explicar isso e, mais importante, a solução para esses problemas.

Magento: Excelente!

PrestaShop: Bom!

Vtex: Bom!

WooCommerce: Bom!

Vtex, apesar de ter excelentes níveis de entrância no mercado, ainda está preso em alguns detalhes. Peça algum desenvolvimento para eles e você entenderá bem sobre o que estou dizendo. O Magento tem a escalabilidade e atualizações ainda maior que a Vtex, principalmente de SEO e UX. Vtex ainda não está bem preparado para lidar com SEO e tem usuários um pouco insatisfeitos com isto.

Tanto PrestaShop, WooCommerce e Magento possuem uma vasta comunidade que busca melhorias frequentemente.

Veredicto Final

Magento PrestaShop Vtex WooCommerce, qual escolher?

Uma sábia decisão.

Te dei todas essas informações para que você decida qual faz mais sentido mas, percebendo essa necessidade em empresários que pretendem expandir seu E-Commerce, nós criamos a Wishtech para prover a solução exata de todos os déficits do Magento 2. Sabe, quero que você imagine rapidinho o Magento 2 com as seguintes correções:

  • Não se preocupe com instalação. (Nós que fazemos!)
  • Escalabilidade continua a mesma do Magento 1.
  • Segurança impecável como sempre.
  • Custos reduzidos pela especialização da empresa!
  • Atualização e suporte contínuos (Relaxe e aproveite!)

A razão da nossa empresa existir é para te dar o poder de contar com a melhor plataforma, que admitimos não ser a mais fácil, mas sem se preocupar com a dificuldade. Sabe, quando se tem uma equipe especialista no que faz, é possível abaixar os custos e conseguir te dar o melhor de qualidade possível.

Por fim, percebemos que o WooCommerce é a loja virtual mais simples. A PrestaShop tem excelentes análises e índices, mas não é exatamente perfeita em algo. A Vtex, antes do Magento 2, seria uma boa escolha (ou não, por culpa dos custos). Mas, com Magento 2 simplesmente não há outra decisão se não utilizar ela.

Apesar das outras plataformas terem seus devidos benefícios, Magento 2 é a melhor opção quer você vá começar a vender online e está em fase de análise, quer você já venda

online e quer migrar para uma plataforma melhor.

No primeiro caso, é importante não cometer o erro que boa parte das empresas cometem escolhendo plataformas não preparadas. No segundo caso, acreditamos que você sabe que o Magento 2 é a melhor escolha, porque já testou outras plataformas.

O veredicto final é seu, escolha o E-Commerce que se adapta às suas condições atuais.

Compartilhe

nosso time liga pra vc

clica no número e manda um whatsapp!

vendas@wishtech.com.br

ou me escreve, guys

Blog

Melhores formas de usar cupons de descontos para gerar lucro

Ofertas e cupons de descontos. Sempre há o momento em que a maioria dos comerciantes precisa enfrentar a difícil decisão de oferecer ou não descontos, quando é o momento apropriado, e qual seria o valor adequado para o desconto. Oferecer um desconto em sua loja online pode ser uma arma poderosa em seu arsenal de

Leia Mais »
Blog

Agora é a hora de partir para o online

As vítimas do coronavírus são, obviamente, a nossa primeira preocupação. No entanto, é importante considerar as consequências econômicas. Mas, em termos de comércio eletrônico, até que ponto o vírus afeta os negócios online? Qual o impacto da cessação de atividades para o comércio eletrônico? Como as lojas online precisam se preparar para fortalecer seu crescimento

Leia Mais »
Blog

Comércio eletrônico – soluções em tempos de isolamento social

As empresas devem começar a buscar novas soluções de vendas online para o comércio eletrônico, se quiserem sobreviver à crise de saúde que já está prejudicando a economia mundial. O novo coronavírus está mudando completamente o cotidiano de pessoas e empresas. À medida que a incerteza continua crescendo, os consumidores vêem as compras online como

Leia Mais »
Blog

Integração JivoChat & Magento 2 !

Somos especialistas em migração e desenvolvimento de lojas online em Magento 2, plataforma utilizada por grandes marcas do mercado mundial, e ainda oferecemos suporte após o lançamento, aplicando soluções que melhoram a experiência do usuário e assim o crescimento das vendas dos nossos clientes.   Nossa loja online Magento 2 é integrada com os melhores Marketplaces e

Leia Mais »
Open chat
1
Oi!
Powered by