Magento para e-commerce B2B

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Magento é uma das soluções mais poderosas que podemos usar para gerenciar um e-commerce B2B. Oferece múltiplas vantagens sobre outras plataformas, como, por exemplo, uma grande variedade de funcionalidades internas (sem a necessidade de instalar extensões) já em sua versão gratuita.

A versão B2B do Magento foi projetada especificamente para atender às necessidades dos negócios B2B que desejam mudar para o mundo online. É ideal para vendas B2B. Esta versão estará disponível apenas para clientes com uma licença Enterprise, portanto é uma versão paga.

 

Recursos no Magento B2B para e-commerce B2B

Para se adaptar ao modelo de negócios B2B, o Magento incorpora funcionalidades B2B integradas. Abaixo detalhamos os novos recursos que encontraremos nesta edição:

  • Gerenciamento de contas da empresa: os clientes poderão gerenciar diferentes empresas, equipes de pessoas e as funções e permissões dos usuários que gerenciam a conta, além de informações corporativas e relacionadas à conta, como registros de compras e contas de crédito ou endereços de entrega, entre outras coisas.
  • Administração de catálogos personalizados: com o Magento B2B, poderemos criar catálogos personalizados que atribuiremos a clientes específicos, escolhendo assim a visibilidade dos produtos com base na segmentação de clientes. Além disso também oferece recursos para carrinhos de compras e promoções.
  • Preços personalizados: a edição B2B nos permitirá gerar preços específicos, dependendo do cliente, bem como os preços mostrados nos catálogos, que podem ser importados e atualizados.
  • Negociação de orçamentos: com o Magento B2B, os clientes poderão solicitar cotações personalizadas com base em pedidos e custos de envio. Eles terão a possibilidade de consultar relatórios com registro dos orçamentos solicitados, adicionar comentários e verificar seu status.
  • Pedidos ágeis: através do histórico de pedidos omnichannel, pesquisando por SKU ou carregando um arquivo com uma lista de produtos, o Magento B2B oferecerá um sistema de compras rápidas para economizar tempo para os clientes.
  • Detalhes do produto: é possível oferecer aos clientes unidades de medida adicionais, além de informações extras em formatos digitais (como guias e especificações, por exemplo).
  • Magento Analytics: ferramentas para monitorar o desempenho do da loja online, com relatórios visuais de métricas como ROI, retenção e valor do tempo de vida do cliente ou objetivos, entre outros. Eles também nos permitem analisar o comportamento dos clientes com base na conversão, realizar campanhas segmentadas de e-mail e otimizar o desempenho de campanhas publicitárias especiais.

 

Magento B2B é a melhor opção para um e-commerce B2B

Magento B2B não é a única opção que temos para desenvolver nosso projeto de B2B com Magento. Sem dúvida, será a melhor opção, pois será especialmente projetada para esse tipo de comércio eletrônico. No entanto, nem todas as empresas podem pagar uma licença Enterprise ou, por volume de negócios, não precisam dela.

e-commerce b2b

Posso desenvolver meu comércio eletrônico B2B com a versão gratuita da Comunidade Magento? A resposta é sim. A plataforma possui um catálogo de mais de 150 extensões desenvolvidas para adicionar funcionalidades B2B à loja online.

Antes de decidir qual edição do Magento usar, precisamos analisar qual é a mais conveniente para o nosso projeto de negócios.

 

Por que o Magento é a melhor opção para o nosso e-commerce B2B

Seja no Magento para e-commerce B2B ou Varejo, esta plataforma é sem dúvida uma das melhores opções do mercado para os negócios online, não apenas pela flexibilidade oferecida por ser software de código aberto e facilitar a personalização, mas também por o investimento que outras soluções envolvem. Vamos dar uma olhada nos principais fatores que tornam o Magento a melhor opção para a nossa loja virtual B2B.

 

Custo de investimento 

É a plataforma que melhor se ajusta aos orçamentos das empresas de médio porte, enquanto pode lidar perfeitamente com projetos maiores, tornando-a também uma boa opção para grandes empresas. Também devemos levar em consideração que o tempo de implementação é um fator adicional ao custo, uma vez que as licenças anuais devem ser renovadas, aumentando assim o custo final do projeto.

 

Tempo de implementação

Geralmente, plataformas proprietárias, ou seja, aquelas que não são de código aberto, podem exceder 6 meses de implementação ou até 18 meses. A implementação do Magento é muito mais ágil devido à flexibilidade oferecida pelo software livre, por isso leva menos tempo e nossa loja estará online mais cedo. Em termos gerais, podemos desenvolver sua entre 1 e 4 meses, dependendo das necessidades do projeto.

 

Flexibilidade

Uma das vantagens mais tangíveis do Magento em comparação com outras plataformas B2B é a extensa rede de extensões (mais de 11.000) e parceiros disponíveis com os quais podemos trabalhar para incorporar funcionalidades adicionais e personalizadas ao nosso comércio eletrônico B2B. Trabalhar com plataformas proprietárias geralmente significa ter menos recursos externos independentes, capazes de se desenvolver nesses ambientes, portanto, encontraremos menos desenvolvedores disponíveis e menos extensões de terceiros para aprimorar nossa plataforma.

 

Setores alvo

O Magento nos oferece uma plataforma líder de mercado, capaz de responder às necessidades de todos os setores de negócios e pronta para enfrentar todos os tipos de projetos. Em contrapartida, encontramos no mercado soluções que ainda não estão suficientemente consolidadas, focadas em setores específicos ou direcionadas a grandes empresas com grandes orçamentos, para que não representem uma opção viável para pequenas e médias empresas.

 

O Magento possui uma rede mundial de 259 parceiros e 5.556 desenvolvedores certificados.

Da mesma forma, o Magento oferece acesso aberto ao código, com o qual temos total liberdade para realizar os desenvolvimentos que nosso projeto exige, e sem a necessidade de modificar sua base, o que proporciona escalabilidade, pois podemos evoluir a plataforma como a nossa plataforma de negócios. Todos esses benefícios são ótimos para uma plataforma B2B.

Confira nosso artigo sobre Porque Magento 2 para e-commerce de moda aqui.

 

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