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Segundo o monitoramento feito pela empresa Ebit, em 2018 o e-commerce faturou R$ 2,11 bilhões no Dia das Mães e teve um crescimento 12% comparada ao mesmo período do ano anterior. Depois do Natal, essa é uma das datas comemorativas mais importante para o comércio do Brasil.
Ainda segundo relatório a Ebit, o ticket médio em 2018 registrou uma alta de 10% chegando a R$ 459 e teve um aumento de pedidos de 2% alcançando 4,60 milhões. O período que o relatório considerou foi entre 28 de abril e 12 de maio de 2018.
Veja abaixo o ranking de faturamento e pedidos nesta data tão expressiva:

Com esses dados podemos perceber a importância de pensar em estratégias inovadoras para ter um excelente faturamento neste período do ano. E para te ajudar nesta missão, listamos algumas ideias de marketing para você vender mais no dia das Mães. Confira!
Estude a segmentação
Um dos fatores mais importantes na hora de montar uma estratégia de marketing é saber direcionar seus esforços de venda para o público certo. E quem é o público que mais compra no dia das Mães?
Os filhos(as), maridos e netos(as), claro. Portanto, direcione toda a sua campanha para este público específico e procure avaliar e estudar quem mais costuma comprar nesta data.
Invista em anúncios nas redes sociais
Esta é uma época do ano em que a concorrência é alta, não importa o produto, todo o comércio digital tem o mesmo objetivo: vender! E o seu negócio precisa se destacar dos demais, por isso, separe um bom investimento para criar campanhas no Facebook, Instagram, Youtube e também AdWords.
Para as mídias sociais, uma das sugestões é investir em campanhas de carrossel. Veja abaixo algumas dicas de temas para esse tipo de ação:
- Campanha tipos de mãe – separe produtos de acordo com cada estilo de mulher (negócios, aventureira, intelectual, …);
- Monte kits especiais para este dia;
- Escolha produtos especiais para a data (exemplo, você possui uma marca de relógio, faça uma seleção desse tipo de acessório que seja a cara das mães).
Para o dia das Mães de 2019, a loja de roupa Riachuelo criou um carrossel com vídeos especiais. Esse é um exemplo real de uma campanha que tem uma boa performance.

Além disso, você também pode criar categorias para cada tipo de mãe dentro do seu próprio site, como a Riachuelo, veja o exemplo abaixo:

Crie campanhas personalizadas de email marketing
O e-mail marketing é uma excelente ferramenta dentro da estratégia de marketing digital, mas é preciso saber usá-lo da forma correta.
Portanto, crie calendários com a programação e temas de campanhas para o dia das Mães. Evite enviar email todos os dias. Você também pode criar promoções especiais e usar a criatividade para atingir o seu público de uma forma diferente. Já que esta é uma data de cunho muito emocional, que tal experimentar criar textos que possam emocionar e enviá-los através do email?
Aposte na emoção
Como dito acima, o dia das Mães é uma data que envolve muita emoção e amor. Para atingir o público da maneira certa, recomendamos que você aposte em campanhas que explorem o lado emocional, mas sempre de forma criativa e fora da curva, sem cair em estereótipos e padrões.
Veja este exemplo de uma campanha da marca de cosméticos e perfume Natura em que os próprios filhos(as) contam uma história para as mães. A campanha é capaz de nos sensibilizar sem precisar fazer apelos clichês e comerciais.
Embalagem especial
A última dica é investir em uma embalagem especial para enviar seus produtos. Use a criatividade e crie algo que a data mereça. Não há dúvidas que quem comprar no seu e-commerce se lembrará de todo o carinho por trás do envio da compra.
Além de todas essas dicas, lembre-se sempre de fazer seu planejamento de marketing digital com antecedência.
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