Fim da XTech, e agora? Veja qual a melhor alternativa.

fim-xtech-x-tech
O anúncio do fim da X-tech foi feito através de email no dia 14 de janeiro deixando seus clientes e comunidade em alarme, pois os lojistas que tem suas lojas na X-Tech precisam encontrar outras alternativas.

Compartilhe

A XTech, plataforma de ecommerce que foi criado por Alfredo Soares e comprada há 2 anos pelo grupo Vtex, anunciou o seu fim. 

A notícia deixou todo o mercado tecnológico surpreso. O anúncio do fechamento da empresa foi feito através de email no dia 14 de janeiro deixando seus clientes e comunidade em alarme, pois os lojistas que tem suas lojas na XTech precisam encontrar outras alternativas.

X-Tech já tinha mais de mil lojas, mas enfrentava vários problemas nos últimos anos, especialmente com instabilidades em datas muito agitadas no calendário do e-commerce brasileiro, como a Black Friday, e por seu suporte ficar longe de atender as necessidades dos clientes. 

O anúncio do fim da Xtech foi feito através de email no dia 14 de janeiro deixando seus cliente e comunidade em alarme, pois os lojistas que tem suas lojas na X-Tech precisam encontrar outras alternativas.
O anúncio do fim da X-tech foi feito através de email no dia 14 de janeiro deixando seus clientes e comunidade em alarme, pois os lojistas que tem suas lojas na X-Tech precisam encontrar outras alternativas.

O fim já estava anunciado

Talvez o encerramento da XTech já fosse esperado, pois a Vtex, além de comprar a XTech também comprou a Loja Integrada. A XTech e Loja integrada sempre competiram no mercado pelo mesmo público-alvo.

Depois da compra de ambas as plataformas, não faria sentido a Vtex manter as duas operações. Além disso a Vtex está lançando a GoCommerce, plataforma intermediária do grupo que atenderá os mercados do Brasil, Estados Unidos, Chile, Argentina e Colômbia.

Quando a Vtex comprou a XTech, e antes havia comprado a Loja Integrada, percebi que inevitavelmente uma ou outra plataforma seria descontinuada em um futuro próximo. Como a XTech e Loja Integrada disputavam no mercado o mesmo público, fazia todo o sentido a Vtex comprar as duas, depois descontinuar uma delas, nesse caso a XTech, e depois migrar esta base de cliente para a Loja Integrada. Agora eles tem uma plataforma de alto padrão que é a Vtex, uma plataforma intermediária, a GoCommerce e uma plataforma de entrada, a Loja Integrada. – Rodrigo Henrik

O e-mail que a XTech enviou em forma de nota para os usuários da plataforma, diz que as atividades serão interrompidas e que a decisão foi tomada refletindo no melhor caminho para clientes e parceiros. 

Agora a X-Tech está sugerindo que seus clientes a migrem para a Loja Integrada, mas muitos estão se sentindo pressionados e não desejam fazer isso. O cliente deve ser livre para decidir a empresa e os serviços que deseja utilizar.

A X-Tech fechou as portas de forma inesperada, sem aviso, e está negando devolução do valor aos seus clientes, alegando que o prazo era de até 7 dias, por isso, faremos ofertas especiais de pagamento para clientes que migrarem para Wishtech. Saiba mais no final do artigo.

As dificuldades da XTech nos últimos anos

A situação da plataforma já era ruim. Em 2018 e 2019, nas duas últimas Black Fridays, a XTech não ofereceu o serviço esperado pelos clientes. A plataforma ficou offline precisamente na data mais importante para o E-commerce, criando prejuízo para os lojistas e com isso os vendedores foram lesados nas vendas. Alguns lojistas, como já tinham tido uma experiência ruim no ano anterior se preveniram em 2019 e anteciparam as promoções, garantindo que a X-Tech não afetasse as vendas

Entre tantos problemas administrativos e financeiros, talvez o desempenho da plataforma numa data como a Black Friday tenha sido a última gota para o fim da X-Tech.

Mas os problemas da X-Tech não aconteciam apenas em datas especiais. Além disso existem várias objeções no Reclame Aqui sobre o site que ficava fora do ar por longos períodos, a velocidade de entrega era fraca, e que existiam problemas constantes com o checkout.

O grande desafio de migrar sua base de cliente para outro fornecedor

Agora, o maior desafio do grupo Vtex é levar os clientes da X-Tech para a Loja Integrada. Para isso, a VTex disponibilizou uma opção de importar seus produtos da loja antiga e migrar para Loja Integrada. Mas o debate e rumores que foram gerados nas redes sociais é enorme e isso pode prejudicar a empresa. Muitos vendedores reclamam prejuízos com custos investidos com setup e criação de layout para a interface de suas lojas.

Em meio a isso tudo, a X-Tech deve suspender os serviços, e o suporte deixará de existir a partir de 30 de maio. Para quem ficar no formato antigo e não migrar para outra plataforma, isso será um problema pois seu site sairá do ar.

Até agora a X-Tech não publicou oficialmente o encerramento de suas atividades para o mercado, e não há uma data exata para que a plataforma encerre definitivamente. 

E se você é lojista X-Tech e foi apanhado de surpresa com a notícia do encerramento da plataforma, não se preocupe, mesmo se você teve algum prejuízo financeiro. 

Existem outras plataformas para você migrar da X-Tech – não precisa ser a Loja Integrada, e que podem atender muito bem sua loja online.

E agora, o que fazer?

Com o fim da XTech, muitos lojistas ficaram preocupados, afinal, manter uma loja virtual em um site sem suporte é praticamente impossível e prejudicial para as vendas.

Então, recomendamos fazer a migração da sua loja o mais rápido possível. Dessa forma, até o final do período de serviços prestados pela XTech, sua loja já estará em funcionamento em outra plataforma.

Como fazer a migração da X-Tech para outra plataforma?

Para fazer a migração da loja XTech para outra plataforma, considere as dicas abaixo:

  • Tenha atenção à migração de dados: quando você escolher a plataforma, é hora de migrar todos os dados de produtos e clientes. Aproveite para fazer as mudanças essenciais e use filtros que facilitem a navegação do usuário.
  • Pesquise a melhor opção para o seu negócio: estude o que outras opções do mercado oferecem e qual se encaixa às suas necessidades particulares. 
  • Melhore o SEO: Certifique-se de todas as possibilidades de melhorar o SEO do seu site na nova plataforma. Examine o posicionamento inicial, investigue a estrutura das URL’s, o redirecionamento de links e tudo o que possa ser importante para o seu site;
  • Teste antes de migrar: teste se o histórico de dados coletou todas as informações da plataforma anterior e faça testes como usuário para se certificar de que cada função está funcionando;
  • Divulgue a migração: Diga que você migrou aos seus clientes. Quanto mais novidades, melhor!

Se você tem dúvidas quanto à migração da sua loja X-Tech para outra plataforma, nossa empresa pode te ajudar!

Somos especialistas em migração e desenvolvimento de lojas online em Magento 2, plataforma utilizada por grandes marcas do mercado mundial. Oferecemos suporte após o lançamento, aplicando soluções que melhoram a experiência do usuário e assim o crescimento das vendas dos nossos clientes.

Nossa loja online Magento 2 é integrada com os melhores Marketplaces e ferramentas de Vendas, Marketing, Gestão e Atendimento do mercado.

Entre em contato com a gente e não perca tempo!

Compartilhe

nosso time liga pra vc

clica no número e manda um whatsapp!

vendas@wishtech.com.br

ou me escreve, guys

Integrações

Integração Getnet & Magento !

Somos especialistas em migração e desenvolvimento de lojas online em Magento 2, plataforma utilizada por grandes marcas do mercado mundial, e ainda oferecemos suporte após o lançamento, aplicando soluções que melhoram a experiência do usuário e assim o crescimento das vendas dos nossos clientes. Nossa loja online Magento 2 é integrada com os melhores Marketplaces e ferramentas

Leia Mais »