Como códigos de erro 500 podem impactar a indexação do Google

Como códigos de erro 500 podem impactar a indexação do Google

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Para quem trabalha com vendas, principalmente varejo na internet, é extremamente importante otimizar configurações e aprender como evitar erros que prejudicam a visibilidade da sua loja na web. Neste artigo falaremos sobre os códigos de erro 500 e como eles podem impactar seu negócio.

Aprender como utilizar as práticas e técnicas de SEO corretamente são determinantes para qualquer negócio prosperar de forma online. As ferramentas de otimização de busca  no Google correspondem justamente às configurações que vão garantir que sua loja seja encontrada.

Porém, o Google possui mecanismos próprios que passam a excluir as páginas que geram buscas que não são bem sucedidas, afinal, o Google também precisa se manter como o site de buscas preferido do público e faz suas próprias otimizações para manter bons resultados.

Confira a tudo o que você precisa sobre os códigos de erro 500 e como isso pode impactar no sucesso do seu e-commerce:

Como códigos de erro 500 podem impactar a indexação do Google

A importância de estar entre os primeiros no google

Para entender bem como funciona a indexação de páginas no Google e, porque você deve evitar os códigos de erro 500 é importante entender, de fato, qual é a relevância de aparecer nos resultados de busca por páginas no Google para o seu e-commerce.

O Google é o hoje o maior site de buscas da internet e estar entre os primeiros da lista de resultados em uma pesquisa do seu segmento é imprescindível para o sucesso da sua empresa.

Quando falamos em visibilidade no Google, estamos nos referindo ao chamado rankeamento. O Google, como mencionamos, também precisa se manter como relevante e preferido para o seu público. Isso significa ofertar os melhores serviços, no caso, resultados de pesquisa.

Sendo assim, o próprio Google utiliza meios de se certificar que irá oferecer os melhores resultados. Basicamente, ele opera de forma a analisar conteúdos na web e classificá-los como relevantes ou não.

Os melhores resultados, de acordo com as medições e otimizadores do Google, serão os sites que vão aparecer como os primeiros na lista de resultados. É importante que você saiba que a intenção de compra do cliente está diretamente ligada ao rankeamento do Google.

Justamente porque são os sites que aparecem em primeiro que sugerem que estas são as melhores opções para o cliente. Afinal, estando nos primeiros lugares das buscas elas demonstram ter:

  • Confiabilidade pelos critérios de configuração do Google
  • Maior número de acessos por parte do público, e mantendo em posição de relevância no mercado

Então, o que você precisa ter em mente é que, se o site da sua empresa não aparece entre os primeiros no Google quando se trata de uma pesquisa direta ou relacionada aos seus produtos e serviços, algo precisa ser feito a respeito.

Algo precisa ser feito a respeito, principalmente, se a busca realizada gera um código que aparece como “500 Erro Interno do Servidor”.

Entenda tudo o que você precisa saber a respeito dos códigos de erro 500 e porquê você deve eliminá-los. A seguir:

O que são os códigos de erro do Google e o que o código 500 significa

Como você pode ver, o Google analisa a qualidade das páginas que fornecerá como resultado em buscas. Quando erros de servidores surgem, isso demonstra ao Google, que a página não oferece uma boa experiência para o usuário da web.

Em outras palavras, que ela não entrega o que ele busca.

Portanto, é importante identificar esses problemas e resolvê-los, pois se eles continuarem a acontecer, o Google vai entender que o seu site não deve estar no rankeamento. Isso é justamente o que queremos dizer com erros de indexação de uma página.

São os erros que prejudicam a análise que o Google faz do conteúdo do seu site. E eles são, como tudo na internet, identificados por códigos.

Como códigos de erro 500 podem impactar a indexação do Google

Códigos de erro 500: o que significam

Tudo no Google funciona por base de solicitação de pesquisa, e encontro de resultados. A mesma coisa acontece nos sites, principalmente de e-commerce.

Portanto, quando o cliente faz uma busca ou solicitação do site e a ação é executada com sucesso, existe um código que significa que a ação foi bem sucedida, esse é o código de resposta 200.

Logo, quando a ação não é bem sucedida, também há um código para comunicar essa informação. Esse é justamente o código de resposta 500.

De forma genérica, esse código avisa que a solicitação não pôde ser concluída e, geralmente, por uma falha no servidor. Algumas versões mais atualizadas deste código podem falar exatamente qual foi o problema, mas não é uma regra.

Problemas no servidor podem ser diversos, porém qualquer sinal deles deve ser entendido como um problema a ser resolvido, pois, como mencionamos, esses erros impactam na indexação da página, fazendo que, com o tempo, ela possa ser até mesmo excluída.

Entenda, a seguir a explicação para esse fato com as próprias palavras de John Mueller, da Google:

Como códigos de erro 500 podem impactar a indexação do Google

Como os códigos de erro 500 podem impactar a indexação do Google

 John Mueller, da Google, explica como os códigos de erro podem impactar na indexação, portanto, no rastreamento e viabilização de páginas na web:

“(…) essencialmente, o que acontece com o código de erro 500 é que tentaremos repetir a busca e, se nos depararmos com esses erros, então, iremos desacelerar o rastreamento. (…) se continuarmos vendo (códigos de erro 500), removeremos essas URLs do índice.”

Mueller afirma que, quando isso acontece de forma individual, de vez em quando, não representa grandes problemas, que o Google tentará novamente e se tudo correr bem, tudo certo.

Então o que você pode fazer para verificar se existem e rastrear códigos de erro 500 no seu e-commerce?

Conheça a Wishtech e o que essa especialista pode fazer pelo seu negócio online

Agora que você já sabe como os códigos de erro 500 podem prejudicar o rankeamento do seu site, portanto, os seus negócios, conheça a Wishtech: empresa especializada em otimização para e-commerce que vai garantir mais sucesso para sua loja!

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