Planeje a sua loja online para aproveitar as melhores datas de 2020

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Um dos fatores que melhor beneficia uma estratégia de vendas é levar em consideração a sazonalidade. O Calendário Ecommerce 2020 contém datas importantes para você planejar eventos, promoções ou descontos que vão aumentar suas vendas durante o ano.

Além disso, dependendo do setor ao qual sua empresa é dedicada, você terá datas mais favoráveis para vender.

Calendário Ecommerce 2020

Preparamos este artigo com o calendário ecommerce para ajudar você com as principais datas para o comércio e algumas dicas de como planejar suas estratégias para e-commerce em 2020. Confira abaixo!


30 de janeiro – Dia da Saudade

O Dia da Saudade é ótimo para ações de remarketing. Uma data especial para recuperar clientes que já não compram ou carrinhos abandonados. Você pode investir em e-mail marketing promocional, oferecer vantagens aos clientes, promoções para quem já comprou em sua loja ou brindes especiais. Uma data muito boa do Calendário Ecommerce para reativar clientes.

 

14 de fevereiro – Valentine’s Day

O dia de receber flores, chocolates e balões pode ser um dos mais beneficiados do ano; No entanto, no dia do amor e da amizade, você também pode aproveitar e criar campanhas que não apenas falam sobre o amor, fazendo referência ao Dia dos Namorados, mas também podem prestar homenagem à amizade. Embora possa parecer uma celebração adotada de outras culturas, o dia 14 de fevereiro é cada vez mais forte no Brasil e em outros países da América Latina e Europa.

Segundo uma investigação da Mastercard na América Latina, a tendência de compra nessa data está cada vez mais inclinada a oferecer experiências em vez de objetos. Desta forma, restaurantes, clubes e bares também são beneficiados com esta data. Então, não hesite e inclua essa data em seu calendário de datas comerciais 2020.

 

25 de fevereiro – Carnaval

Essa é uma das comemorações mais importantes do Brasil. O maior feriado do país e quem sabe da América Latina impacta muito fortemente o comércio, pois muitas cidades têm carnavais de rua e tudo para e fica dependente dessa data.

Além disso, o atendimento fica comprometido, por conta do feriado e da equipe que pode ficar reduzida ou tirar férias nessa época.

Caso seja necessário, altere as estimativas de prazos e deixe claro que podem existir atrasos ao cliente, evitando insatisfação.

 

08 de março – Dia Internacional da Mulher

Embora a origem desta data comemorativa tenha uma conotação revolucionária e triste, nos últimos anos ela ganhou muita força graças ao aumento da participação de mulheres em diferentes setores que promovem a igualdade de gênero. Segundo uma investigação da Cyvberclick, a nova geração de consumidores tem maior probabilidade de se identificar com marcas que se preocupam com causas sociais.

É importante ter em mente que você pode usar as datas especiais não apenas para oferecer promoções, mas também para melhorar o posicionamento da sua marca. Empresas específicas para mulheres, como os centros estéticos femininos, podem participar de promoções e conteúdo sobre o tema.

 

15 de março – Dia do Consumidor

Esta data lembra o discurso que dia 15 de março, neste caso de 1962, o presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy, pronunciou-se perante o Congresso de seu país e no qual o consumidor foi considerado pela primeira vez como elemento fundamental dentro do processo de produção. Sua relevância política foi reconhecida e as instituições foram instadas a tomar medidas para proteger seus direitos.

Com a declaração das ‘Diretrizes para a proteção dos consumidores’ da ONU, esses direitos são reconhecidos internacionalmente.

 

12 de abril – Páscoa

Uma maneira excelente de espalhar o espírito da Páscoa é oferecer promoções agradáveis – especialmente em produtos para crianças e produtos que ajudarão os compradores a se prepararem para o clima mais quente.

Uma ideia adequada que se adapte a qualquer tipo de negócio e organização, não importa quão grande ou pequena, é uma caça aos ovos de Páscoa. Um jogo de Páscoa muito popular que pode ajudar a tornar seu site mais atraente para os consumidores. Tudo o que você precisa fazer é pensar em que tipo de “ovo” você ocultará em seu site e qual prêmio estará disponível. A maneira mais simples de fazer isso é colocar fotos de ovos em algumas das páginas mais profundas do seu site.

Para tornar o jogo mais atraente, sempre diga como os vencedores serão beneficiados: eles recebem um desconto, um presente ou um código promocional.

 

Final de abril – Dia do Frete Grátis

Essa data começou a ser festejada no Brasil há alguns anos, é uma campanha de adesão dos marketplaces e e-commerces. Hoje faz parte do Calendário Ecommerce e é um grande aliado dos lojistas.

A data exata varia de acordo com o ano e é combinada entre os varejistas, mas acontece todos os anos no final de abril. Tenha atenção quando a data for definida para não esquecer.

Ofereça o frete grátis apenas para regiões específicas ou para compras acima de um determinado valor.

Saiba mais sobre o Dia do Frete Grátis desse ano clicando aqui.

 

10 de maio – Dia das Mães

Nos últimos anos se observou um aumento nas vendas no Dia das Mães, pois é relevante para uma população muito grande, pois todos temos mães e a maioria de nós as ama.

Para ter certeza de que você capitaliza esse dia, você precisa promover seus negócios o máximo possível. Além do email marketing, utilize suas contas de mídia social para garantir que você atinja o maior público possível. Dê a seus seguidores um bom motivo para promover seu conteúdo com compartilhamentos, como uma oferta especial para presentes do Dia das Mães.

O Dia das Mães é uma das datas de compras mais importantes do Calendário Ecommerce.

 

12 de junho – Dia dos Namorados

É fácil lembrar, pois é no mesmo dia todos os anos. O dia dos namorados pode ser um grande dia para suas vendas, se você vender itens que possam ser considerados românticos.

Promova o presente perfeito em sua página inicial, envie um email para seus clientes existentes e, o mais importante, produza um senso de urgência.

Lembre-se de que a maioria das compras para o Dia dos Namorados é realizada nos dias 5 e 6 de fevereiro, por isso garanta que sua campanha de marketing comece bem antes disso.

 

30 de julho – Dia do Amigo

Em 2011, a Assembleia Geral das Nações Unidas decretou 30 de julho como Dia Internacional da Amizade.

A ideia por trás dessa data é que “a amizade entre povos, países, culturas e pessoas pode inspirar iniciativas de paz e apresentar uma oportunidade de construir pontes entre comunidades”, diz a ONU em seu site.

A organização também convidou seus Estados membros a realizar eventos para comemorar este dia, a fim de “contribuir para promover o diálogo, a solidariedade, a compreensão mútua e a reconciliação”.

 

09 de agosto – Dia dos Pais

Como existem tantos pais quanto mães no mundo, você deve esperar um tráfego semelhante ao que recebeu no dia das mães. Como sempre, você reservar um tempo para fazer algum marketing direcionado.

Aqui estão algumas ideias para promover sua empresa no dia dos pais:

  • Códigos de desconto: use as mídias sociais para enviá-las aos clientes, possivelmente apenas tornando-os compatíveis com os produtos selecionados que você deseja promover para o feriado.
  • Embrulho para presente gratuito: atrai muitas pessoas, pois resolve o dilema constante que os clientes enfrentam: eles não querem gastar tempo em embrulhar (ou simplesmente não podem embrulhar), mas também não querem pagar pelo embrulho quando eles podem fazer isso sozinhos. Não subestime o poder deste pequeno gesto!

 

15 de setembro – Dia do Cliente

Esse dia é parecido com o Dia do Consumidor por isso você deve seguir as mesmas dicas.

Mas nessa data específica, você pode explorar a fidelização. Aproveite para fazer ações de remarketing com e-mails de desconto, cupons exclusivos e brindes.

 

12 de outubro – Dia das Crianças

Se você tem um negócio relacionado à população infantil, pode criar campanhas diferentes como:

  • eventos de entretenimento,
  • tutoriais para aproveitar esse dia em casa
  • oficinas de arte
  • entre outros conteúdos.

 

31 de outubro – Halloween

A chegada de outubro significa clima mais frio, folhas caindo das árvores e, claro, Halloween. O Dia das Bruxas tem crescido cada vez mais em importância financeira ano após ano. De acordo com a NRF, US $ 9 bilhões foram gastos no Dia das Bruxas nos EUA em 2018.

Mesmo que sua empresa não tenha uma grande expectativa de vendas neste dia, vale a pena adicionar algumas ofertas com tema de Halloween à sua loja. Se tudo mais falhar, incentive sua equipe a vestir-se e carregar suas mídias sociais com algumas fotos.

 

Black Friday

o grande trunfo do calendário Ecommerce 2020

A Black Friday era originalmente um feriado de compras americano, embora, como a prática do comércio eletrônico tenha aumentado nos últimos anos, o fenômeno tenha se espalhado para se tornar um evento internacional, então não pode faltar no seu calendário ecommerce. Normalmente, é visto como o início da temporada de compras de Natal e, portanto, é uma boa referência para garantir que seu site esteja totalmente preparado para as compras de Natal.

Aqui estão algumas boas ideias que você pode usar para aumentar seu tráfego e conversões na Black Friday:

  • Escreva conteúdo relacionado à Black Friday no seu blog. Se você administra um blog de sua empresa de comércio eletrônico, deve começar a escrever postagens pelo menos duas a três semanas antes da Black Friday. Cerca de um artigo por semana; você não deseja sobrecarregar seus leitores com informações, mas também não quer que eles esqueçam a data. Encontre um equilíbrio que você acha que funciona para o seu blog.
  • Envie emails com tópicos algumas semanas antes. Se você não possui um blog, use o marketing por e-mail a seu favor aqui. A Amazon é um bom exemplo disso. Ano após ano, eles monopolizam completamente a Black Friday por causa da eficácia do seu marketing. Se você comprou na Amazon no passado, provavelmente receberá e-mails deles detalhando várias promoções da Black Friday. Use você mesmo essas técnicas e poderá compartilhar seu sucesso.
  • Ter uma contagem regressiva em sua página inicial que informe aos visitantes quanto tempo até o início das vendas da Black Friday criará um senso de urgência e antecipação que os levará de volta ao seu site no dia.

 

Um complemento da Black Friday no Calendário Ecommerce é o:

Cyber Monday

A Cyber Monday, como a Black Friday, nasceu como um subproduto do feriado de Ação de Graças da América. Embora a Black Friday tenha sido originalmente destinada às empresas de varejo para capitalizar a pressa do consumidor após o Dia de Ação de Graças, a Cyber Monday surgiu depois que foi observado que milhões de americanos tiraram um fim de semana após o feriado e prosseguiram com a caça às compras na segunda-feira.

Algumas táticas que você pode usar para maximizar as vendas na Cyber Monday são:

  • Implemente uma página de destino da Cyber Monday. Se você tiver clientes no seu site por causa das ofertas prometidas na Cyber Monday, isso precisará ser confirmado assim que elas chegarem à sua página. Os clientes devem ser lembrados imediatamente por que estão lá – para obter bons negócios – e uma página de destino promocional eficaz fará com que os clientes comprem muito mais rapidamente. Provavelmente, o cliente não visitará sua loja sozinho, com uma longa lista de varejistas on-line participando do evento, portanto sua página de destino é realmente um diferencial – torne-a ousada, clara e atraente.
  • Além da venda da Cyber Monday, diferencie sua loja oferecendo frete grátis. Também é um dia em que você pode estabelecer um limite máximo para o seu frete (ou seja, frete grátis para pedidos acima de R $ 100), pois seus clientes provavelmente comprarão mais do que normalmente. Além disso, os compradores on-line tendem naturalmente a atingir um limite de frete, comprando mais para alcançar o limite.

 

25 de dezembro – Natal

Uma das datas mais importantes do calendário ecommerce, mas tenha atenção! Não utilize mensagens que incitam a “compra compulsiva” nesses dois dias e faça referência a valores mais simbólicos e familiares nessas datas tão marcadas para o público que abomina o senso consumista desse período.

 

 

Principais dicas de planejamento

Como estimular as vendas fora dos períodos sazonais

 

Certamente, ao revisar a contabilidade anual do seu negócio, você terá mais do que aprendido quais picos de vendas ocorrem periodicamente e em que épocas do ano a receita cai.

Inicialmente, indicamos que a sazonalidade pode ser beneficiada se realizarmos eventos ou promoções relacionadas, mas essas ações devem ser muito mais intensas fora desse período, pois é quando elas são mais necessárias.

Assim, nas vendas, nas férias, se nos dedicamos ao setor do turismo, ao retorno à escola em questões educacionais etc., as promoções devem ter como objetivo tornar visíveis descontos que já temos produtos em vigor, deixando eventos que atraem outras ofertas nos momentos em que o tráfego do cliente é menor.

Nesse sentido, ter uma estratégia de posicionamento local que torne ambas as necessidades visíveis para nosso público mais próximo nos permitirá não depender muito de datas específicas e manter nossos negócios constantes em termos de vendas.

Dentro dessa estratégia, o Google paga publicidade e divulga conteúdo (por meio de redes sociais, blogs etc.), esse é um dos pilares principais. Não se esqueça de que as campanhas online exigem um horário próprio; portanto, se você estiver pensando em uma promoção específica, anuncie-a com pelo menos um mês – mês e meio de antecedência para que ela atinja todo o seu público-alvo.

Quem usa a plataforma da Wishtech tem a possibilidade de agendar promoções e até mesmo layouts personalizados da campanha, com inicio e fim automáticos

Por fim, não se concentre exclusivamente na venda: a lealdade é igualmente importante e oferecer informações relevantes sobre uma data, mesmo que você não suba diretamente as vendas, é uma das melhores maneiras aumentar as vendas futuramente.

 Gostou das dicas?

Esperamos que este calendário de datas comerciais 2020 sirva para criar excelentes iniciativas que atrairão seu público, se você souber datas mais importantes que possam servir algum tipo de negócio para aumentar as vendas ou criar promoções, não hesite em nos escrever nos comentários.

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