Não há mais e-commerce sem assistentes virtuais

Não há mais e-commerce sem assistentes virtuais

Compartilhe

Para você que empreende na internet, sabe como a tecnologia avança e como é importante se posicionar diante das novas tendências e práticas no mercado. Neste artigo, falaremos sobre como não existe mais a possibilidade de operar um e-commerce sem assistentes virtuais e porquê.

É fato que a internet, hoje, permeia praticamente todas as áreas da vida de uma pessoa e, principalmente, de uma empresa. Para aqueles que operam com lojas virtuais, as últimas atualizações e atualizações que surgiram no meio foram de grande impacto.

Devemos pontuar que essas otimizações quando surgem, partem não apenas da necessidade do ponto de vista dos empresários e comerciantes, mas também, e principalmente, das necessidades e preferências dos clientes.

Não podemos deixar de lado como o cenário da Pandemia do Covid-19 afetou o comportamento das pessoas e claro, como isso impactou no mercado de vendas online. Compreenda a seguir porque não existe mais e-commerce sem assistentes virtuais e descubra como otimizar a sua plataforma de negócios online:

Não há mais e-commerce sem assistentes virtuais

O e-commerce no cenário atual: entenda

Quando a internet surgiu, era de fato um mar desconhecido, portanto, aqueles que mais investiram no seu início foram considerados, não por acaso, como desbravadores. E até hoje são considerados como referência para muitas práticas.

Quem poderia imaginar um mundo sem internet hoje em dia?

Um mundo globalizado, com acesso às informações, dados e produtos de qualquer parte do planeta, com configurações adaptadas para transformar a qualidade de vida das pessoas, bem como a qualidade da navegação e do consumo poderia ser considerado uma utopia algumas gerações atrás.

Hoje, todavia, o mundo não funciona sem a web. E quando se trata do comércio, podemos dizer o mesmo. Para quem possui negócios, principalmente no setor do varejo, o e-commerce veio com força total para alavancar o nível de vendas.

Os negócios locais tornaram-se notáveis para todo o país, inclusive, expandiram-se com negócios de vendas, inclusive, internacionais. E tudo isso foi muito facilitado, para não dizer que só foi possível, através das plataformas de vendas online especializadas.

E quem já trabalhava com o varejo online pôde perceber, claro, com a Pandemia do Covid-19 um movimento muito maior no mercado. Tanto em termos de procura, por parte do público, como também no investimento em avanços e otimizações, uma vez que a internet também foi inundada por novos empreendedores.

É importante entender esses movimentos do mercado porque algumas coisas, realmente, surgem em momentos de crise, ou em momentos de certa popularidade, mas elas vêm para ficar.

Quando falamos em assistentes virtuais, estamos falando de como o cliente irá se relacionar com a plataforma de vendas do ponto de vista do atendimento. E, se tem uma coisa que o público preza, ainda que de forma online, é esse atendimento.

Entenda porque hoje não é desejável e nem mesmo viável manter um e-commerce sem assistentes virtuais e tudo o que você precisa saber a respeito desse recurso:

O público ainda deseja atendimento personalizado mesmo que online

A interação humana é algo básico para a qualidade de vida das pessoas.

Não há mais e-commerce sem assistentes virtuais

Um dos aspectos mais críticos da pandemia, do ponto de vista da saúde mental, foi justamente a privação do contato e interações humanas.

Esse fator é um estressor para o cliente e também serve como referência para a qualidade no atendimento de uma loja.  Não por acaso, houve um grande investimento em otimizar os recursos de comunicação e assistência virtual, justamente para oferecer uma experiência mais humanizada e personalizada para o cliente.

Esse movimento de “humanizar” a internet tem sido bastante reforçado em todo o marketing digital. Seja para as redes sociais, para os sites e blogs e, claro, para as plataformas de vendas online também.

Ainda que comprando online, há uma resposta muito maior na preferência do público por um atendimento personalizado. Hoje em dia, ninguém mais está disposto a completar etapas e sequências infinitas para enviar uma dúvida ou solicitação.

É necessário que as plataformas de e-commerce ofereçam atendimento imediato, se possível com respostas e soluções já codificadas, que aceleram o atendimento e a resolução de qualquer problema.

É importante compreender que no mundo de hoje tudo é muito acelerado e rápido, e as pessoas já estão condicionadas a esse tipo de acessibilidade. Qualquer prática desatualizada e atrasada, neste sentido, pode, inclusive, gerar dúvidas quanto à credibilidade e eficiência do serviço oferecido pela plataforma.

Vamos compreender então, detalhadamente, o que são, como operam, os benefícios e vantagens das assistentes virtuais?

A aceleração do atendimento e benefícios que assistentes virtuais promovem

Falaremos a seguir tudo o que você precisa saber a respeito dos recursos chamados assistentes virtuais para e-commerce. Confira:

  • O que são e como operam
  • Benefícios e Vantagens

1.     O que são assistentes virtuais e como operam

Assistentes virtuais são softwares, programas desenvolvidos para responder a comandos de voz e solucionar problemas e dúvidas, bem como otimizar ou realizar qualquer tarefa programada, ou alguma operação virtual específica.

Não há mais e-commerce sem assistentes virtuais

Um exemplo de assistente virtual é a Alexa, por exemplo. As assistentes virtuais são mais avançadas do que os famosos chatbots, que são os chamados “robôs de conversa” e representam uma tendência forte no e-commerce.

2.     Benefícios e vantagens de assistentes virtuais para e-commerce

Os chatbots são um ponto forte das lojas virtuais porque são capazes de armazenar dados e históricos de conversa, gravar o nome do cliente e solucionar dúvidas que levam diretamente à fidelização e decisão de compra.

Porém, as assistentes virtuais são ainda mais avançadas e representam um diferencial, principalmente entre o público jovem.

O mercado deve acompanhar os avanços da própria sociedade e dos usuários da web.

Recentemente, uma pesquisa realizada pelo Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital junto ao Neotrust divulgou um crescimento de 73% no setor, totalizando aproximadamente 80 bilhões em compras via e-commerce no último ano.

Não há mais e-commerce sem assistentes virtuais!

Para compreender exatamente o que as assistentes virtuais podem fazer pelo seu negócio, conheça a Wishtech, especialista no ramo que vai impulsionar ainda mais o seu e-commerce!

Compartilhe

nosso time liga pra vc

clica no número e manda um whatsapp!

vendas@wishtech.com.br

ou me escreve, guys

como criar uma boa descrição dos seus produtos
Serviços

Como criar uma boa descrição dos seus produtos

O e-commerce ganhou ainda mais força devido ao advento da Pandemia do Covid 19. Isso significa que este é um momento propício para investir em mais conhecimento e práticas que vão impulsionar as suas vendas e, neste artigo,  vamos te ensinar como criar uma boa descrição dos seus produtos! Ainda que seja um empreendedor e

Leia Mais »
empresa de desenvolvimento Magento 2
E-Commerce Magento

Benefícios de contratar uma empresa de desenvolvimento Magento 2

Estamos na era do Digital e para você que possui uma loja online, a importância de investir em otimizações e melhorias no seu e-commerce é imprescindível! Neste artigo, vamos abordar todos os benefícios de contratar uma empresa de desenvolvimento Magento 2 e tudo o que você precisa saber a respeito. Se destacar no mercado digital

Leia Mais »
Como códigos de erro 500 podem impactar a indexação do Google
Serviços

Como códigos de erro 500 podem impactar a indexação do Google

Para quem trabalha com vendas, principalmente varejo na internet, é extremamente importante otimizar configurações e aprender como evitar erros que prejudicam a visibilidade da sua loja na web. Neste artigo falaremos sobre os códigos de erro 500 e como eles podem impactar seu negócio. Aprender como utilizar as práticas e técnicas de SEO corretamente são

Leia Mais »
Não há mais e-commerce sem assistentes virtuais
E-Commerce Magento

Não há mais e-commerce sem assistentes virtuais

Para você que empreende na internet, sabe como a tecnologia avança e como é importante se posicionar diante das novas tendências e práticas no mercado. Neste artigo, falaremos sobre como não existe mais a possibilidade de operar um e-commerce sem assistentes virtuais e porquê. É fato que a internet, hoje, permeia praticamente todas as áreas

Leia Mais »