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A importância de ter um ERP e escolher a plataforma certa para sua loja online

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O e-commerce cresceu muito no Brasil nos últimos anos. O consumidor tem preferido comprar pela internet, não só pelo preço, mas também pela comodidade de não precisar sair de casa.

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O e-commerce cresceu muito no Brasil nos últimos anos. O consumidor tem preferido comprar pela internet, não só pelo preço, mas também pela comodidade de não precisar sair de casa.

Nas principais datas do ano, como Dia do Consumidor, Dia das Mães, Black Friday e Natal, o comércio eletrônico vem quebrando recorde de vendas.

Na última Black Friday e Cyber Monday, o e-commerce brasileiro faturou 3,92 bilhões. Um aumento de 24% em relação a 2017. Além disso, ao todo foram 6,9 milhões de pedidos e com um custo médio de R$ 568,00, segundo dados da Ebit.

Ano a ano as lojas online vem facilitando a compra, melhorando a logística de entrega e trocas e, principalmente, fidelizando mais clientes.

Além disso, segundo uma pesquisa do business.com, o Brasil ocupa a 10º posição dos países com maior volume de vendas online.

Mas, iniciar um negócio online envolve diversos desafios, estratégias e decisões. É preciso entender muito bem qual segmento quer atender, como vai controlar o estoque, qual a logística de entrega. Sendo necessário também pensar nas estratégias de marketing, em qual plataforma de e-commerce usar, além de como irá emitir notas e gerir a empresa.

Neste post, vamos te ajudar em duas questões primordiais para seu e-commerce ter sucesso: a importância em ter um ERP e como escolher e plataforma online certa.

Vamos lá?

A importância de um ERP para gerir um e-commerce

Toda empresa precisa de organização para gerir melhor o negócio, primordialmente quem tem uma loja online.

E uma das ferramentas que vai te ajudar a manter sua empresa organizada, e ainda automatizar processos, é um ERP.

O ERP é mais conhecido no Brasil como sistema de gestão. Ele é um programa de computador que permite que gestores façam o controle de estoque, vendas, financeiro e emissão de notas fiscais de forma automática em um só lugar.

Além disso, diversos sistemas do mercado possuem integração com várias plataformas de e-commerce. Assim, você não precisa controlar vendas e estoque, por exemplo, em dois sistemas diferentes.

Isso permite que você tenha maior controle sobre a entrada e saída de produtos, assim como um melhor acompanhamento das vendas. Desta forma, você economiza tempo e ainda não corre o risco de ter prejuízos com furos de estoque, por exemplo.

Ao mesmo tempo, um software de gestão também te ajuda a acompanhar o desempenho de sua empresa. Isso, porque você consegue gerar relatórios gerenciais de cada área, com muita facilidade. Assim, é possível entender qual o produto mais vendido, o valor total de notas emitidas no mês, quais clientes são inadimplentes e muito mais.

Desta forma, você ganha muito tempo para pensar em ações estratégicas de marketing e até de expansão de sua loja online.

Mas, antes de você contratar um ERP para gerir sua empresa, fique atento a alguns pontos:

● O sistema integra com sua plataforma de e-commerce?

● Emite todos os tipos de notas fiscais?

● Faz o controle de estoque integrado ao vendas e financeiro?

● Tem suporte?

Além de um bom custo benefício, o sistema precisa trazer diversas vantagens para você e sua empresa. Antes de escolher o seu software de gestão ideal, analise bem as necessidades de seu negócio.

Como escolher a plataforma ideal para sua loja online?

Uma plataforma de e-commerce é um software onde você vai criar a sua loja online. Nela, existem diversas ferramentas que permitem personalizar seu site conforme a identidade de sua marca.

Além disso, é onde você vai fazer toda o cadastro de produtos, configuração de carrinho, formas de pagamento, dentre outros fatores.

Mas, um dos erros que é muito cometido por quem está abrindo um e-commerce, é escolher a plataforma que não se adequa ao negócio. Assim, acabam contratando uma plataforma que não atende todas as necessidades da loja e que também não suporta seu crescimento.

Para que você escolha da maneira correta sua plataforma, fique atento a alguns requisitos:

● A plataforma permite atualizações?

● Consigo gerenciar os dados de forma fácil?

● A plataforma permite edições suficientes para trabalhar minha identidade visual?

● A plataforma integra com ERP, chats, meios de pagamento, banco de dados?

● Tem um bom suporte?

● É conhecida por outras empresas e desenvolvedores?

● Permite personalização de URLs, inserção de blocos de texto e meta descriptions?

● É compatível com Google Adwords, Analytics, Facebook Ads?

● Possui soluções de segurança?

● Tem fácil navegação?

São vários requisitos e existem muitos mais. Entretanto, eles já o ajudam a definir qual a melhor plataforma para sua loja online.

Qual a melhor plataforma de e-commerce do Brasil?

Depois de você analisar as necessidades da empresa, é hora de começar a pesquisar as plataformas de e-commerce que podem atender seu negócio.

No Brasil, existem muitos programas disponíveis e cada um possui diversas características. Com certeza, uma delas vai atender muito bem seu negócio, mas é preciso muita pesquisa antes de contratar a plataforma certa.

Uma sugestão de plataforma é a Magento, muito conhecida pela facilidade em criar sites em sua plataforma e líder mundial, com mais de 500 mil lojas online. Seu suporte é muito eficiente e elogiado pelos seus usuários.

Além disso, o Magento 2 possui:

Um bom SEO;

Fácil cadastro de regras de marketing e cupons de desconto;

Gestão simples de pedidos e clientes;

Cadastro de Produto simples e customizado de acordo com o negócio;

Alta performance;

Integrações com as principais ferramentas do mercado, como ERP, email marketing, marketplaces, redes sociais, chat, dentre outros;

Não é  engessada, facilitando a personalização.

A plataforma ainda conta com diversas extensões, que são gratuitas e foram criadas por pessoas de várias regiões do mundo. Permitindo assim, que você tenha ainda mais opções de personalização de seu site.

E aí? Entendeu a importância de escolher um bom ERP e plataforma de e-commerce? Espero ter ajudado.


Este texto foi produzido por Bruna Wagner. Jornalista por formação, começou a atuar com comunicação e marketing durante a faculdade. É apaixonada por produzir conteúdos ricos que ajudam empresários a chegar ao sucesso com seu negócio. Atua como Assistente de Conteúdo, na VHSYS. Startup que fornece o sistema de gestão mais completo do mercado para micro e pequenas empresas.

 

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